Emendas parlamentares apresentadas por deputados e senadores do Partido dos Trabalhadores vão reforçar a atuação da TV do Trabalhador, a TVT, custeando novos equipamentos e a produção de programas. Os recursos serão repassados por meio de dois convênios firmados entre a emissora e a Empresa Brasil de Comunicação, a EBC, conforme publicado no Diário Oficial da União de 30 de dezembro.

A TVT, fundada em 2010 e mantida pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e pelo Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, pertence à Fundação Sociedade Comunicação Cultura e Trabalho. Um dos convênios, no valor de 800 mil reais, vai financiar a produção e a transmissão de “cem programas jornalísticos inéditos”, abordando “temas relevantes para a classe trabalhadora e movimentos sociais”. Já o outro, de 1,85 milhão de reais, será destinado à aquisição de equipamentos.

Os autores das emendas são os deputados federais pelo PT Airton Faleiro (PA), Alencar Santana (SP), Alfredinho (SP), João Daniel (SE), Kiko Celeguim (SP), Luizianne Lins (CE), Rogério Correia (MG) e Rui Falcão (SP) e Gleisi Hoffmann (PR), além dos senadores Fabiano Contarato (ES), Humberto Costa (PE) e Jaques Wagner (BA).

A EBC sustenta, em nota, que os acordos com a TVT atendem à execução de emendas individuais impositivas previstas na lei orçamentária. Desde 2023, a empresa firmou convênios com 27 emissoras da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), da qual a TVT faz parte desde 2010, tendo recebido emendas de 12 parlamentares federais.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 05/02/2025