Daiana Santos apresenta projeto para combater violência política de gênero

A presidenta da Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial, deputada Daiana Santos (PCdoB-RS), protocolou um projeto de lei para ampliar a proteção e o apoio às mulheres que ocupam cargos de liderança política e social e enfrentam violência política de gênero. A proposta altera a Lei nº 4.737, do Código Eleitoral, incluindo medidas específicas de proteção para mulheres em espaços de poder.

A participação das mulheres na política é historicamente dificultada por mecanismos de exclusão que perpetuam a desigualdade de gênero. No Brasil, a presença feminina na representação política é particularmente baixa quando comparada a outros países, evidenciando barreiras estruturais que impedem a consolidação da igualdade no campo político.

“A violência política de gênero é uma ferramenta do patriarcado para silenciar as mulheres, especialmente aquelas que desafiam o sistema e ocupam cargos de poder. Precisamos romper com esse ciclo de opressão e garantir que nenhuma mulher seja impedida de exercer sua função política por medo ou intimidação”, destacou a deputada Daiana Santos.

A proposta também reforça a importância da política para além dos processos eleitorais e partidários, destacando a atuação de mulheres em movimentos sociais e na vida cotidiana. A mudança na legislação busca proteger lideranças emergentes que, por terem menos visibilidade, estão mais vulneráveis à violência política de gênero.

“A política não pode continuar sendo um espaço de exclusão e violência para as mulheres. Precisamos garantir mecanismos de proteção para que todas possam atuar sem medo, enfrentando a estrutura machista que tenta nos impedir de transformar a sociedade. Este projeto é um passo importante para uma democracia verdadeiramente feminista e popular”, salientou Daiana Santos.

Artigo Anterior

Quem é Janaína Prazeres, eleita “mulher mais bonita do mundo” por IA

Próximo Artigo

Monitoramento via satélite identifica 130 balsas de garimpo ilegal em rio do Amazonas

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!