A crise provocada pela alta dos alimentos já é tema corrente no dia a dia de todos. Todos sentem. O governo, na popularidade. O varejo nas compras. Os consumidores sentem no bolso. Sabem que a carne é cara. E fraca.

Números recentemente divulgados pela Kantar apontam a elevação de gastos dos consumidores brasileiros com itens de beleza e higiene pessoal. A pesquisa Consumer Insights demonstra que todas as classes sociais aumentaram o preço médio consumido no último trimestre de 2024. A evolução no período foi de 9,4%.

O mais interessante nos resultados é que as camadas D e E tiveram um aumento de 10,2% no ticket médio de compra. Muito superior ao aumento das camadas A e B, que ficou em 4,9%. A camada C aumentou em 11,6% o ticket médio.

Quando avalia a cesta de produtos, a Kantar demonstra que as camadas D e E focaram nas categorias de absorventes, pós-xampu e perfumes. Já na C os produtos foram creme dental, produtos para barba e lâminas de barbear.  Aumentar ticket não reflete apenas preço. Há um comportamento de compra que indica a opção por produtos mais caros. As camadas menos abastadas estabeleceram uma recompensa para si. Compraram mais o que imaginaram ter direito. Esse é um fenômeno ligado diretamente ao aumento de renda. E a comprovação de que a gente não quer só comida.

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Last Update: 05/02/2025