Prisão de Guantánamo, em Cuba. Foto: Getty Images

A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, informou nesta terça-feira (4) que o primeiro voo das Forças Armadas dos Estados Unidos transportando imigrantes ilegais para a Baía de Guantánamo, em Cuba, deve partir hoje.

“Hoje, o primeiro voo dos Estados Unidos para a Baía de Guantánamo com migrantes ilegais está em andamento”, disse Leavitt no canal de TV Fox Business.

Segundo a secretária de imprensa da Casa Branca, os imigrantes “cometeram crimes hediondos contra cidadãos americanos legítimos aqui em casa”.

O presidente Donald Trump quer que o Pentágono e o Departamento de Segurança Interna expandam a unidade de detenção de migrantes na base para abrigar mais de 30 mil migrantes.

Donald Trump assina decretos na Casa Branca. Foto: Jim Watson/AFP

Nos últimos dias, pelo menos 1.000 soldados dos EUA foram enviados para Guantánamo para receber os imigrantes.

A prisão de Guantánamo foi estabelecida em 2002, pelo então presidente George W. Bush, para receber suspeitos de terrorismo e supostos combatentes “ilegais” detidos durante operações militares americanas fora dos EUA.

De acordo com a agência Associated Press, a prisão foi usada nas últimas décadas principalmente para prender estrangeiros ligados aos ataques de 11 de setembro de 2001.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️ Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣 Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 04/02/2025