Um atirador invadiu uma escola de Örebro, a 200km de Estocolmo, capital da Suécia, e matou ao menos 10 pessoas nesta terça (4). Segundo a polícia, o próprio autor do atentado é uma das vítimas fatais e autoridades dizem que cinco pessoas foram hospitalizadas, mas o total de feridos ainda não foi divulgado de forma oficial.
O caso ocorreu às 12h30 do horário local (8h30 no Brasil) e a polícia não detalhou o perfil ou as idades dos feridos. O atirador, segundo autoridades, é um homem que possivelmente agiu sozinho e a motivação do crime é investigada.
A emissora pública STV afirmou que o suspeito é um homem de 35 anos e sua residência está sendo cercada por policiais. Policiais descartam, até o momento, que o crime tenha “motivação terrorista”. “Isso está sendo atualmente tratado como tentativa de homicídio e crime agravado por uso de armas”, diz a corporação.
O atentado ocorreu na escola Risbergska, que lida especialmente com a educação de adultos. A instituição divide seu campus com outras unidades de ensino que atendem crianças. Os estudantes foram mantidos dentro dos prédios após os disparos iniciais.
❗️🇸🇪 – Five people were shot at Campus Risbergska, an adult education center in Örebro, Sweden, on Tuesday.
The condition of the victims remains unclear, and there were unconfirmed reports that the shooter died by suicide. A police news conference was scheduled for later that… pic.twitter.com/yD8fPGjoBh
— 🔥🗞The Informant (@theinformant_x) February 4, 2025
A imprensa local relata que as salas de emergência e unidades de terapia intensiva (UTIs) de hospitais próximos foram reorganizados para dar espaço aos feridos. Veículos suecos também noticiaram que os disparos foram feitos com arma automática e que houve troca de tiros entre os agentes e o autor do atentado.
A Suécia vive uma série de tiroteios causados por gangues do país e os ataques em escolas têm se tornado frequentes. Nos últimos anos, um estudante de 18 anos esfaqueou e matou dois professores em Malmö e um jovem de 16 anos foi preso após ferir outro estudante e um professor em escola de Kristianstad.
Entre 2010 e 2022, dez pessoas foram mortas em sete atentados diferentes em escolas, segundo o Conselho Nacional Sueco de Prevenção ao Crime. O crime desta terça é o mais mortal da história do país.
Vídeos mostram agentes retirando corpos da escola atacada e a mobilização de policiais após o atentado:
Flera döda efter skolskjutningen i Örebro.#örebro #svpol pic.twitter.com/IeOOugWM2g
— Travis (@Ghostfriend01) February 4, 2025
Footage from today's operation in Örebro, Sweden, where an unknown assailant shot and killed students at a school for adults, mostly migrants. #Sweden pic.twitter.com/pgXRN3Gw3G
— Uncensored News (@Uncensorednewsw) February 4, 2025
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line