STF nega recurso da PGR e confirma anulação das condenações de Leo Pinheiro na Lava Jato

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal confirmou a decisão do ministro Dias Toffoli que anulou as condenações do empresário Leo Pinheiro, ex-presidente da construtora OAS, na Lava Jato. Por 3 votos a 2, o colegiado rejeitou um recurso da Procuradoria-Geral da República.

Votaram por manter a ordem original Toffoli, Gilmar Mendes e Kassio Nunes Marques. Vencidos, Edson Fachin e André Mendonça defendiam restaurar as sentenças.

Com a chancela da Segunda Turma, a decisão assinada por Toffoli em setembro de 2024 invalida todos os atos processuais contra Pinheiro na Lava Jato — à época, o então juiz Sergio Moro comandava a 13ª Vara Federal de Curitiba (PR).

Toffoli derrubou as decisões contra o empreiteiro baseado nos arquivos da Operação Spoofing, formado por diálogos entre procuradores da Lava Jato e juízes. O material deu origem à série de reportagens conhecida como Vaza Jato.

Para o ministro, a força-tarefa do Ministério Público Federal e Moro não seguiram o devido processo legal nas investigações e nas condenações. A PGR, porém, entendia que o pedido de anulação apresentado pela defesa não deveria ter sido analisado pelo STF, mas pela instância que proferiu a sentença.

À época da decisão original, a defesa de Pinheiro afirmou que Toffoli “reafirmou o compromisso com a Justiça e garantiu a imparcialidade e a equidade de posicionamento em relação a todos os demais feitos que já declarou a nulidade da Operação Lava Jato”.

A delação de Leo Pinheiro serviu de base, para a condenação do presidente Lula (PT) no caso do triplex do Guarujá, posteriormente anulado pelo STF também por ilegalidades na Lava Jato.

Artigo Anterior

Moraes autoriza transferência para Manaus de ‘kid preto’ preso por trama golpista

Próximo Artigo

Empresas precisarão adotar planejamento de risco à saúde mental a partir de maio

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!