O presidente da Fenafisco, Leonardo Silva esteve presente no XVII Encontro Nacional de Administradores Tributários que ocorreu nos dias 26 a 28 de junho em Belo Horizonte. O evento promovido pela Receita Federal do Brasil em parceria com as Administrações Tributárias estaduais e municipais trouxe como tema nesta 17ª edição: “O papel das Administrações Tributárias no contexto da Reforma da tributação sobre o consumo – CBS e IBS”.

Com o objetivo de reunir servidores das administrações tributárias da União, Estados, DF e Municípios, bem como seus fóruns representativos, o encontro foi realizado na Câmara dos Dirigentes Lojistas, com transmissão on-line. Durante esses três dias, a programação do evento contou com debates sobre o cashback; contencioso tributário; Comitê Gestor; meios de pagamentos e Split Payment, entre outros temas amplamente discutidos neste cenário de regulamentação da reforma.

Estiveram presentes na abertura do Enat deste ano representantes da Receita Federal do Brasil (RFB), da Confederação Nacional de Municípios (CNM), da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf), do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), o Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz) e do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

O Enat, desde sua criação em 2005, tem se destacado como um espaço fundamental para a integração e troca de experiências entre os fiscos brasileiros. O foco principal é promover ações coordenadas que visem à racionalização de custos, à eliminação de entraves burocráticos, à simplificação da legislação tributária e aduaneira, bem como ao aprimoramento do controle e da fiscalização pelos órgãos governamentais.

Este ano, o evento reafirmou seu papel como um fórum essencial para o fortalecimento das políticas tributárias no Brasil, reunindo líderes e especialistas para discutir soluções e inovações necessárias ao contexto atual e futuro da administração tributária no país.

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 01/07/2024