O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, suspendeu na noite desta segunda-feira (3) as tarifas sobre o Canadá por um mês após um acordo com o primeiro-ministro Justin Trudeau.
Na última sexta-feira (31), a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, confirmou a imposição de tarifas de 25% sobre produtos importados do Canadá e do México, além de taxas de 10% para a China.
No dia seguinte, Trudeau retaliou a política de Trump, aplicando taxas de 25% sobre produtos dos EUA.
Em uma publicação no X (antigo Twitter), Trudeau afirmou ter tido “uma boa conversa” com Trump, e destacou que o país vai implementar um plano de US$ 1,3 bilhão para reforça a fronteira com os EUA, visando “interromper o fluxo de fentanil”.
“Acabei de ter uma boa ligação com o presidente Trump. O Canadá está implementando nosso plano de fronteira de US$ 1,3 bilhão — reforçando a fronteira com novos helicópteros, tecnologia e pessoal, coordenação aprimorada com nossos parceiros americanos e recursos aumentados para interromper o fluxo de fentanil”, disse o primeiro-ministro canadense.
I just had a good call with President Trump. Canada is implementing our $1.3 billion border plan — reinforcing the border with new choppers, technology and personnel, enhanced coordination with our American partners, and increased resources to stop the flow of fentanyl. Nearly…
— Justin Trudeau (@JustinTrudeau) February 3, 2025
Mais cedo, os EUA também decidiram suspender por 30 dias as tarifas sobre o México após negociação com a presidente Claudia Sheinbaum, que garantiu a mobilização de 10 mil militares para a fronteira norte do país.