Karla Sofía Gascón, primeira mulher indicada à categoria de Melhor Atriz no Oscar, pode ser afetada na disputa após acusar a equipe de Fernanda Torres, sua adversária na disputa, de atacá-la nas redes. Além da fala contra a concorrente, ela ainda teve publicações racistas e xenofóbicas no X (ex-Twitter) recuperadas recentemente.
“Emilia Pérez”, dirigido pelo francês Jacques Audiard e estrelado por Gascón, era cotado como favorito para levar o prêmio de Melhor Filme, mas também tem sido criticado falta de mexicanos na produção da obra, que foi filmada em Paris, na França.
Em entrevista recente, a atriz espanhola afirmou que “pessoas que trabalham com Fernanda Torres” estariam “falando mal” dela e do filme. Poucos dias depois, foram encontradas publicações com ataques a muçulmanos, George Floyd e diversidade na premiação do Oscar.
Wendy Ide, crítica de cinema do The Observer, afirmou que é provável que os episódios acabam com suas chances no Oscar. “Acho que podemos dizer com segurança que Karla Sofía Gascón não vai ganhar nada”, afirmou à BBC.
A especialista ainda avalia que as polêmicas podem prejudicar o filme na premiação. “Ela sempre teve uma chance remota de ganhar o prêmio de melhor atriz. Mas agora eu ficaria muito surpresa se ‘Emilia Pérez’ ganhasse o prêmio de melhor filme, e na semana passada parecia ser um forte candidato”, prossegue.
“As chances de ‘Emilia Pérez’ estão fortemente ligadas às suas credenciais progressistas. Uma vez perdidas, será difícil recuperá-las”, afirmou Ed Potton, editor de artes do The Times. Patrick Heidmann, jornalista de cinema do Berliner Zeitung, avalia que as chances da obra levar o prêmio eram pequenas e que, com os episódios da protagonista, “isso definitivamente não vai acontecer agora”.
Heidmann aponta que “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles e protagonizado por Fernanda Torres, é o “favorito” na categoria de filme internacional e que Zoe Saldaña, que contracena com Gascón, também “será prejudicada”. “Ela ia ganhar com certeza o prêmio de melhor atriz coadjuvante, mas talvez Isabella Rossellini e Ariana Grande possam ter esperança novamente agora”, prossegue.
Stephanie Bunbury, jornalista de cinema do Sydney Morning Herald, aponta que Gascón fez “jogo sujo” na disputa. “Devo dizer que não me lembro de um jogo sujo tão explícito em qualquer disputa anterior do Oscar”, avalia.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line