Mototaxistas realizaram um protesto nesta segunda-feira (3) contra as restrições da gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB) ao serviço em São Paulo. A manifestação reuniu vereadores bolsonaristas e do PSOL. A Justiça proibiu o mototáxi na capital paulista no último dia 27.
Entre os parlamentares estavam as vereadoras Luana Alves e Amanda Paschoal, do PSOL, e o vereador bolsonarista Lucas Pavanato (PL). Ele e Kenji Palumbo (Podemos) protocolaram um projeto de lei (PL) visando a regulamentação e liberação do serviço.
Pavanato defende a liberação do serviço e critica a proibição imposta pela prefeitura. Já as psolistas argumentam que o tema deve ser discutido na Câmara com a participação da sociedade civil. As vereadoras também criticaram a postura da gestão Nunes em apreender as motos e aplicar multas aos profissionais.
“Essa questão é complexa, é difícil, não tem resposta fácil. A gestão Ricardo Nunes está dizendo que se preocupa com a segurança e, por isso, proíbe. Porém, essa gestão nunca se preocupou com a segurança dos entregadores, por exemplo”, afirmou Luana Alves em um vídeo publicado no Instagram.
“Nunca falou de obrigar equipamento individual ou de punir empresas que têm índices muito altos de acidentes, e agora está se preocupando com isso. Os trabalhadores precisam ser ouvidos”, acrescentou.
Ver essa foto no Instagram
O protesto começou por volta das 9h. Os motociclistas se reuniram na praça Charles Miller, em frente ao estádio do Pacaembu, na Zona Oste, e seguiram até a sede da Câmara Municipal, na região central.
Houve queima de fogos e buzinaço na saída. Motos da Polícia Militar acompanharam os manifestantes.
Veja o vídeo:
Um grupo com cerca de 50 mototaxistas protesta nesta segunda-feira (3) contra as restrições na oferta do serviço na cidade de São Paulo. Os motociclistas se reuniram na praça Charles Miller, em frente ao estádio do Pacaembu, zona oeste, e seguiram em comboio até a prefeitura.… pic.twitter.com/WrB3cmfOWo
— Folha de S.Paulo (@folha) February 3, 2025