O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu, nesta segunda-feira (3), os novos presidentes do Congresso Nacional, Hugo Motta (Republicanos-PB), líder da Câmara dos Deputados, e Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), do Senado.

Eleitos no último sábado (1°), os presidentes foram recebidos pelo chefe de Estado já no primeiro dia útil do mandato para sinalizar harmonia, cooperação e compromisso com a democracia e com o interesse da sociedade civil. 

Primeiro a discursar, Lula lembrou que foi eleito para trazer a normalidade ao país, além de estabelecer uma convivência pacífica e tranquila entre os Três Poderes. 

“Eu jamais mandarei para o Senado ou para a Câmara um projeto que seja de interesse pessoal do presidente Lula ou de um partido político. Todos os projetos que nós enviaremos para o Congresso, Senado e Câmara, serão projetos de interesse vitais para o povo brasileiro”, afirmou Lula.

O presidente da República citou, por mais de uma vez, que o fortalecimento da democracia e harmonia entre o Executivo, Legislativo e Judiciário se dará porque cada um tem “noção exata do seu papel”. 

“Portanto, quero que vocês saibam que eu estarei torcendo para o sucesso de vocês, porque o sucesso de vocês será o sucesso meu e será o sucesso do Brasil”, concluiu Lula.

Novos presidentes

Hugo Motta, o novo presidente da Câmara, se disse à disposição para construir uma pauta positiva para o país.

“Sempre buscando termos uma agenda que seja produtiva, que temas importantes possam ser tratados e que essa harmonia, esse diálogo entre os poderes possa perseverar, porque quem ganha com isso são os mais de 200 milhões de brasileiros que dependem desse nosso relacionamento”, lembrou o deputado federal.

Já o senador Davi Alcolumbre prometeu um  “Poder Legislativo forte, altivo, equilibrado e que possa verdadeiramente dar as respostas à sociedade brasileira a partir dessa relação verdadeira, profícua e duradoura estabelecida por Vossa Excelência enquanto presidente do Brasil.”  

“Tenho certeza que esse é o espírito colaborativo e quero registrar publicamente em nome dos meus colegas senadores, das minhas colegas senadoras do Congresso Nacional, assim tenho certeza e convicção que o é sob a liderança do presidente Hugo na Câmara dos Deputados e é um gesto para o Brasil, um gesto de aproximação, um gesto de maturidade institucional, onde cada um dentro das suas atribuições tem que cumprir com as suas obrigações e olhar o que é melhor para o Brasil, mas em especial para o povo brasileiro”, continuou Alcolumbre. 

LEIA TAMBÉM:

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 03/02/2025