Boletos de cobrança poderão ser pagos através do Pix, a partir desta segunda-feira (3), conforme determinação do Banco Central.

A resolução aprovada pelo Banco Central em dezembro do ano passado visando modernizar o pagamento do tradicional boleto bancário já está em vigor no país, e permite a utilização de outras formas de débito como o Pix.

De acordo com o BC, agora, os boletos poderão conter um código QR específico para o pagamento via Pix. Basta o usuário apontar o celular e concluir a transação.

A operação por Pix traz a grande vantagem de ser compensada instantaneamente, sem necessidade de esperar vários dias, como acontece com a grande maioria dos boletos bancários atuais.

A medida é considerada de grande importância para a população brasileira que já faz uso do Pix rotineiramente em suas atividades financeiras, além de ser um instrumento altamente seguro e de eficiência comprovada.

Boleto dinâmico

A resolução aprovada pelo Banco Central em dezembro de 2024 também traz outra novidade, que ainda depende de instrução normativa pelo órgão, que a implementação do chamado boleto de cobrança dinâmico, que vai permitir a transferência de titularidade de papéis quando a dívida é comercializada e troca de mãos.

De acordo com o BC, esse instrumento também irá proporcionar uma maior segurança nos pagamentos de dívidas em cobrança representadas por certos tipos de títulos, como a duplicata escritural prevista na Lei nº 13.775, de 20 de dezembro de 2018. A instrução normativa a ser aprovada vai definir os tipos de ativos financeiros que podem ser vinculados ao boleto dinâmico.

Como esses títulos podem ser negociados, o BC considera fundamental garantir a segurança, tanto para o pagador quanto para o credor, de que os pagamentos serão destinados ao legitimo detentor de direitos. Para assegurar a destinação correta dos pagamentos automáticos, o boleto dinâmico será vinculado ao título, emitido digitalmente em sistemas autorizados pelo BC.

Ainda segundo o Banco Central, a criação do boleto dinâmico vai representar um enorme avanço para modernizar o sistema financeiro e dar mais segurança na negociação de importantes tipos de títulos essenciais ao fomento de empresas, especialmente as de pequeno e médio porte.

Da Redação

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 03/02/2025