O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) receberá nesta segunda-feira 3 os novos presidentes da Câmara e do Senado, o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) e o senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). O encontro, que acontece às 10h no Palácio do Planalto, terá ainda a presença do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.
Motta e Alcolumbre foram eleitos no último sábado 1º para chefiar as casas legislativas. Nomes “de consenso” entre partidos de diferentes espectros políticos, eles tiveram vitórias significativas sobre os adversários.
O PT, de Lula, está entre os partidos que apoiaram as candidaturas de ambos. Minutos após a vitória de Alcolumbre na disputa pelo Senado, Lula parabenizou o eleito e disse que eles caminharão “juntos na defesa da democracia e na construção de um Brasil mais desenvolvido e menos desigual”.
Horas mais tarde, quando os deputados confirmaram a vitória de Motta, o presidente da República também publicou nota de felicitação. “Estou certo de que avançaremos ainda mais nessa parceria exitosa entre Executivo e Legislativo, para a construção de um Brasil cada vez mais desenvolvido e mais justo, com responsabilidade fiscal, social e ambiental”, escreveu.
Os mandatos de Motta e Alcolumbre serão inaugurados também nesta terça-feira, em sessão solene de abertura do ano legislativo, às 16h, no Plenário da Câmara dos Deputados.