A pesquisa Genial/Quaest, que será divulgada nesta segunda-feira, 3, trará novos cenários para a eleição presidencial de 2026 e testará, pela primeira vez, os nomes do cantor Gusttavo Lima e do deputado Eduardo Bolsonaro como possíveis candidatos da direita. A informação foi antecipada pelo colunista Lauro Jardim, de O Globo.

O levantamento indica que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva segue competitivo, apesar da piora na sua avaliação. Além disso, os dados mostram que Gusttavo Lima aparece como o nome mais viável contra Lula em um eventual segundo turno.

O fator decisivo para essa competitividade do cantor é o alto grau de reconhecimento entre os eleitores. Outros possíveis candidatos da direita, como governadores e o empresário Pablo Marçal, enfrentam um índice de desconhecimento superior a 50%, o que reduz suas chances no momento.

A pesquisa também avaliará o nível de conhecimento, rejeição e potencial de voto de 12 nomes, incluindo Lula, Jair Bolsonaro, Tarcísio de Freitas, Ronaldo Caiado, Romeu Zema, Fernando Haddad, além de Gusttavo Lima e Eduardo Bolsonaro.

O último levantamento da Genial/Quaest, realizado entre 23 e 26 de janeiro, apontou uma queda na aprovação do governo Lula, que passou de 52% em dezembro para 47% em janeiro. A reprovação subiu de 31% para 37% no mesmo período.

A maior variação ocorreu em segmentos específicos. No Nordeste, a aprovação caiu de 48% para 37%. Entre as mulheres, a avaliação negativa subiu de 27% para 36%. Entre eleitores com Ensino Médio, a reprovação passou de 33% para 43%, e entre aqueles com Ensino Superior, subiu de 39% para 47%.

Os dados completos da pesquisa serão divulgados nesta segunda-feira.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 02/02/2025