Neste sábado (1), o ministro licenciado das Relações Institucionais e deputado federal, Alexandre Padilha (PT), chamou atenção ao comparecer ao Congresso Nacional para a eleição do presidente do Senado Federal, onde Davi Alcolumbre foi reeleito. Padilha usou um boné azul com a inscrição: “O Brasil é dos brasileiros”.
O slogan, sugerido pelo novo ministro da Secretaria de Comunicação, Sidônio Palmeira, é uma resposta direta aos bonés vermelhos com a frase “Make America Great Again”, utilizados por bolsonaristas em alusão à campanha de Donald Trump.
O boné azul, além de ser uma referência política, carrega a intenção de fazer um contraponto ao uso dos bonés vermelhos que, durante a posse de Trump e em diversas ocasiões, foram populares entre os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro e do deputado Eduardo Bolsonaro (PL).
O novo acessório foi adotado também pelos ministros Carlos Fávaro (Agricultura), Camilo Santana (Educação) e o líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (PT-AP). Em entrevista, Padilha explicou o significado do slogan e destacou o caráter simbólico da escolha. “A ideia foi minha, mas eu pedi a frase para o Sidônio.
Ele que entende. Eu fico agoniado em ver gente batendo continência para outro país e outras bandeiras”, afirmou Padilha, fazendo referência ao uso dos bonés de Trump por membros do PL. Ele também mencionou que comprou pessoalmente dez bonés azuis para distribuir aos parlamentares governistas, ressaltando: “Paguei com meu dinheiro”.
Nos Estados Unidos, a cor azul é associada ao Partido Democrata, enquanto o vermelho é a cor do Partido Republicano, de Donald Trump. No Brasil, o vermelho também é a cor do Partido dos Trabalhadores (PT), que Padilha representa.
A escolha do boné azul visa, portanto, reforçar a identidade política do governo atual, ao mesmo tempo que se posiciona contra as influências externas, como a simbologia usada pelos bolsonaristas.
🇧🇷 Membros do governo Lula usam boné azul em resposta ao uso do boné vermelho de Trump pela oposição: "o Brasil é dos brasileiros".
Frase foi sugerida pelo novo ministro da Comunicação Social do governo, Sidônio Palmeira. pic.twitter.com/VoZCVLqHL3
— Eixo Político (@eixopolitico) February 1, 2025
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line