Pelo menos oito instituições de ensino superior públicas decidiram suspender o calendário de matrículas, inicialmente previsto para começar na segunda-feira, devido ao atraso no envio da lista de aprovados no SISU 2025. A relação dos selecionados é enviada pelo Ministério da Educação com antecedência, para facilitar o processo de matrícula.

O calendário oficial da pasta chefiada por Camilo Santana (PT) previa que os aprovados teriam entre os dias 27 e 31 de janeiro para se matricularem nas unidades de ensino. Procurado pela reportagem, o MEC ainda não se manifestou sobre o atraso no envio da lista e nem comunicou se haverá prorrogação desse prazo. O espaço segue aberto.

Também houve atraso na divulgação da lista de aprovados no Sisu, que deveria ter saído no domingo 26 – a relação que as universidades precisam receber é diferente desta. O processo seletivo é a principal forma de ingresso no ensino superior. Estão aptos a disputar vagas candidatos que realizaram o Enem no ano passado e não tiraram zero na prova de redação.

Entre as instituições que suspenderam a matrícula estão as universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ), da Paraíba (UFPB), de Pelotas (UFPel) e de Sergipe (UFS), além do Instituto Federal de Santa Catarina. Em comunicados em suas páginas oficiais, as unidades de ensino informaram aos alunos que o cronograma segue indefinido até que recebam a lista de aprovados.

Os candidatos aprovados no Sisu 2025 devem fazer a matrícula diretamente com a instituição de ensino. Aqueles que não passaram podem manifestar interesse em participar de uma lista de espera até a sexta-feira. Assim, se sobrarem vagas, continuam concorrendo à graduação a que se inscreveu.

As convocações dos selecionados pela lista de espera podem ser realizadas entre 12 de fevereiro a 30 de setembro de 2025.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 28/01/2025