Japão eleva taxa de juros ao maior nível em 17 anos

Com inflação em alta e o maior aumento de juros em quase duas décadas, o Banco do Japão avança na normalização econômica e desafia a estabilidade nos mercados globais


O Banco do Japão elevou as taxas de juros de curto prazo para “cerca de 0,5%”, em uma decisão já antecipada que avança a “normalização” da política monetária do país.

Segundo o Financial Times, a decisão do banco central, aprovada por 8 votos a 1, de aumentar as taxas de 0,25% elevou a taxa básica de juros ao seu nível mais alto em 17 anos. A medida ocorreu após semanas de especulações sobre se o governador Kazuo Ueda adiaria a decisão até que houvesse evidências mais sólidas de aumento dos salários no Japão e de uma inflação sustentável.

O iene, que vinha se valorizando em relação ao dólar nas semanas que antecederam a reunião do Banco do Japão, manteve-se estável nesta sexta-feira. No entanto, traders disseram estar “preparados para qualquer coisa” quando Ueda realizar sua coletiva de imprensa à tarde.

O aumento anterior das taxas pelo Banco do Japão, em julho, que surpreendeu a maioria dos analistas, desencadeou um período de extrema volatilidade nos mercados de câmbio e ações.

Várias horas antes do encerramento da reunião de dois dias do Banco do Japão nesta sexta-feira, um relatório do ministério de assuntos internos mostrou que os preços ao consumidor no Japão subiram 3% em dezembro em relação ao ano anterior.

O crescimento, impulsionado em parte pelo corte de subsídios governamentais à energia e em parte pelos altos preços do arroz, marcou o maior ritmo anual de inflação em 16 meses.

Artigo Anterior

Mais de 350 escolas são fechadas por poluição em Bangcoc

Próximo Artigo

Ao se imaginar preso, Bolsonaro tem seu momento de lucidez. Por Moisés Mendes

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!