Aeronave da Bolívia foi perseguida por dois caças A-29 Super Tucano da FAB. Foto: Divulgação

A Força Aérea Brasileira interceptou um avião nas proximidades de Porto Velho (RO) que havia saído a Bolívia e tem investigado a aeronave junto a Polícia Federal. A aeronave tem matrícula brasileira e ingressou no país ilegalmente. A informação é da coluna de [nome do jornalista] no [nome do jornal].

Militares e agentes da PF têm investigado a aeronave e a principal suspeita é que a aeronave seja usada para tráfico internacional de drogas entre Brasil e Bolívia. O modelo interceptado é um Cessna 401A e tem capacidade para três ou quatro passageiros.

“As ações foram adotadas por se tratar de um tráfego ilícito, que se mostrou não colaborativo e desobedeceu as orientações feitas pela defesa aeroespacial brasileira”, afirmou a FAB em nota. O avião foi interceptado na manhã desta quarta (26), antes da tentativa de golpe de Estado no país, que ocorreu durante a tarde.

Radares da FAB em Rondônia detectaram a aeronave após ações de inteligência da PF. Dois caças A-29 Super Tucano foram acionados para tentar interceptar o avião, que não obedeceu às ordens das autoridades brasileiras e fugiu de volta para a Bolívia.

A ação para interceptar a aeronave faz parte da Operação Ostium, do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF).

Vídeo feito por moradores da região mostra parte da perseguição ao avião clandestino. É possível ouvir o barulho de tiros durante a ação. Veja:

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 01/07/2024