Boato – Não é possível fazer a verificação sobre a veracidade de imagens antes de as publicar em redes sociais.
Em tempos de imagens falsas criadas por inteligência artificial, montagens (nem sempre tão óbvias) e desinformação em recursos audiovisuais, muita gente atribui a postagem de um boato com o famoso “eu não sabia”. Neste sentido, a questão que fica é se não há mesmo forma de fazer a verificação correta deste tipo de conteúdo.
Não é possível verificar imagens antes de postar nas redes sociais?
Ao contrário do que apontam as desculpas em questão, é sim possível verificar imagens antes de postar nas redes sociais. Se você ainda não está convencido de que não é preciso fazer essa checagem, vamos responder a algumas questões para você (seja usuário pessoal ou profissional de redes sociais).
A primeira é “por que você precisa verificar imagens antes de postar nas redes sociais?”. Uma resposta simples para a pergunta acima é evitar qualquer surpresa desagradável. Se você se utiliza de imagens apropriadas para alavancar o seu conteúdo (ou marca), pode ser um grande erro utilizar as fotos sem fazer a verificação correta.
Suponhamos que você encontrou e postou uma imagem online que se alinha perfeitamente com a estética da sua marca nas redes sociais. Tudo está indo muito bem até você descobrir que a foto que você postou é propriedade intelectual de outra entidade.
A partir daí, temos uma segunda questão. Quais seriam as consequências do uso não autorizado de um visual protegido por direitos autorais nas redes sociais? Esse ato simples pode custar milhões se você for processado por isso. Alguns exemplos reais das implicações dessa prática estão abaixo:
1) Gigi Hadid, uma famosa modelo americana, foi processada por uma agência de paparazzi chamada Xclusive-Lee por postar sua foto no Instagram sem permissão.
2) Uma estilista americana chamada Rachel Zoe enfrentou um processo da BackGrid, uma renomada agência de fotografia, pelo uso não autorizado de uma foto no Instagram.
Aqui está uma lista de pontos destacando a importância de verificar as imagens antes de publicá-las nas redes sociais: 1) Preocupações com a privacidade; 2) Problemas de direitos autorais 3) Gestão de reputação 4) Qualidade da imagem.
Então, como verificar imagens antes de postar nas redes sociais?
Se você está convencido de que é preciso verificar, vamos dizer como. Pesquisar plataformas individuais individualmente para ver todos os resultados relevantes é a única saída. A melhor maneira de verificar imagens antes de publicá-las nas mídias sociais é realizando uma reversa pesquisa por imagens.
Essa estratégia pode ajudá-lo a encontrar um visual semelhante em melhor resolução e formatação adequada. Ficar atento à qualidade da imagem, verificá-la on-line para encontrar uma versão melhor e publicá-la online ajudará você a refletir o profissionalismo da sua marca.
Você pode acessar uma ferramenta gratuita de reversa pesquisar por imagem para executar e buscar resultados relevantes de todos os bancos de dados confiáveis simultaneamente. Usar essa ferramenta ajudará você a economizar muito tempo e esforço, e você verificará rapidamente a imagem antes de publicá-la nas mídias sociais. Isso também ajudará você a verificar as fotos subjacentes para vários aspectos.
Com isso, podemos reafirmar que não é verdade que não é preciso verificar imagens antes de postá-las em redes sociais. Isso vale para o uso comum e, principalmente, para o uso comercial. Lançar mão de ferramentas especializadas é uma forma de evitar dores de cabeça.