Boato – O tratamento com ivermectina, mebendazol e fenbendazol que mata o câncer foi aprovado.
Análise
Recentemente, publicações em redes sociais e aplicativos de mensagens sugerem que um tratamento com ivermectina, mebendazol e fenbendazol foi desenvolvido e comprovado como eficaz para curar o câncer.
Segundo os textos, o protocolo para “matar o câncer” teria sido revisado por especialistas e até publicado em uma revista científica de renome. Leia a íntegra do texto do boato:
O primeiro protocolo do mundo de ivermectina, mebendazol e fenbendazol que mata câncer foi comprovado. O primeiro protocolo do mundo de ivermectina, mebendazol e fenbendazol para câncer foi revisado por pares e publicado em 19 de setembro de 2024!
Checagem
A mensagem contém informações distorcidas e enganosas. Confira, a seguir, os detalhes que desmentem as alegações: 1) O tratamento com ivermectina, mebendazol e fenbendazol mata o câncer e foi aprovado? 2) Qual é o estudo que fala sobre o tratamento com ivermectina, mebendazol e fenbendazol para o câncer? 3) Para quem servem os remédios?
O tratamento com ivermectina, mebendazol e fenbendazol mata o câncer e foi aprovado?
Não. Não existe comprovação científica nem aprovação de órgãos reguladores, como o Ministério da Saúde, para o uso de ivermectina, mebendazol e fenbendazol no tratamento de câncer. A utilização desses medicamentos em humanos é restrita ao combate de parasitas e helmintos. Leia o que diz o ministério:
Mais uma vez, a ivermectina volta a ser tema de desinformação. Circula em grupos de mensagem e redes sociais um vídeo de uma suposta médica oncologista, chamada Kathleen Ruddy, que afirma, em inglês, que o medicamento cura câncer. O conteúdo falso é muito grave, pois pode estimular pessoas com a doença a não procurar o tratamento adequado por acreditar que a ivermectina é a solução.
O mais importante: o remédio não cura câncer. Não existe nenhuma evidência científica que comprove que o medicamento é eficaz no tratamento de câncer, como afirma o Instituto Nacional de Câncer (INCA). A ivermectina é um antiparasitário indicado para tratar infecções causadas por vermes e parasitas, como piolho, sarna e lombriga. […]
Artigos do National Institutes of Health (NIH), um dos principais pólos de pesquisa em saúde dos Estados Unidos, foram usados de forma equivocada por conteúdos que defendem o uso da ivermectina como tratamento para o câncer. O NIH não aconselha em nenhum momento o uso do remédio como tratamento. No país, o medicamento só é autorizado para tratamento de doenças parasitárias.
Sobre a suposta “rejeição” da ivermectina como forma de tratamento por ser um medicamento barato, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que não recebeu solicitação dos fabricantes para que avaliasse sua possível indicação terapêutica contra o câncer. Ou seja, não há perspectiva de que o antiparasitário seja aprovado para este uso. […]
Qual é o estudo que fala sobre o tratamento com ivermectina, mebendazol e fenbendazol para o câncer?
Há menções a um suposto estudo publicado em setembro de 2024. Contudo, esse material, intitulado “Targeting the Mitochondrial Stem Cell Connection in Cancer Treatment”, não indica a cura do câncer por meio dos medicamentos citados. Ele apenas apresenta hipóteses sobre o impacto de determinados compostos no metabolismo de células cancerígenas, sem oferecer resultados concretos.
Para quem servem os remédios?
Ivermectina, mebendazol e fenbendazol são antiparasitários utilizados principalmente no tratamento de infecções parasitárias em humanos (ivermectina e mebendazol) e em animais (fenbendazol). Esses medicamentos não foram desenvolvidos nem aprovados para o uso oncológico, como já apontado por autoridades em saúde.
Conclusão
O boato de que um protocolo com ivermectina, mebendazol e fenbendazol cura o câncer é falso. Não há comprovação científica de que essa combinação seja eficaz para tratar a doença. A recomendação é desconfiar de informações sensacionalistas e sempre buscar orientações de profissionais de saúde qualificados.
Fake news ❌
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)