Cantor sertanejo Ronaldo Torres. Foto: Reprodução

Um cantor sertanejo foi preso preventivamente por fraude no Spotify durante a operação Desafino, conduzida pelo Ministério Público de Goiás (MPGO).

Ronaldo Torres de Souza, de 46 anos, confessou o crime ao ser detido em Passo Fundo, no interior do Rio Grande do Sul, no dia 5 de dezembro de 2024. O sertanejo é a primeira pessoa no país a ser presa por fraude em serviços de música digital.

O cantor, que conta com 123 mil seguidores no Instagram, ficou conhecido em 2015 pela música “Sexta-Feira Sua Linda”. O artista nasceu em Ouro Preto do Oeste, em Rondônia.

De acordo com o Ministério Público, Ronaldo operava uma rede de perfis falsos que compartilhavam centenas de músicas obtidas ilegalmente de outros compositores. A operação identificou 209 perfis falsos e mais de 444 músicas envolvidas no esquema.

Ronaldo Torres, cantor sertanejo preso por por fraude em serviços de música digital. Foto: Reprodução

As investigações revelaram que bots eram utilizados para simular reproduções das músicas. Ronaldo também usava documentos falsos para registrar os artistas, mas direcionava os lucros das execuções para sua conta via Pix.

O MP estimou que o esquema coordenado pelo cantor gerou um prejuízo de aproximadamente R$ 6,6 milhões.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 22/01/2025