Presidente Lula critica postura de submissão aos EUA em entrevista concedida enquanto estava preso em Curitiba – Foto: Reprodução

Após Donald Trump declarar que os EUA “não precisam do Brasil”, o PT resgatou uma entrevista de 2019 em que Lula criticava a submissão brasileira aos interesses americanos. No material, compartilhado pelo partido, Lula afirma: “Quem tem que fazer pelo Brasil somos nós. Acabar com o complexo de vira-lata e levantar a cabeça”.

Gravada enquanto estava preso em Curitiba, a entrevista de Lula foi concedida ao El País e à Folha de S.Paulo. Ele criticou Bolsonaro por sua postura diante dos EUA e por gestos como bater continência à bandeira americana. A fala viralizou nas redes após ser compartilhada por líderes do PT, como Gleisi Hoffmann e Humberto Costa.

A declaração de Trump ocorreu durante sua posse como presidente dos EUA, quando afirmou que “eles precisam da gente mais do que nós deles”. A fala gerou críticas no Brasil.

Jair Bolsonaro, com o passaporte retido desde 2023, não participou da cerimônia de posse e enviou Michelle Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro como representantes.

Para o governo Lula, as declarações do chefe de Estado americano são vistas com preocupação, mas a estratégia é manter cautela.

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 22/01/2025