A campanha virtual de filiação da Secretaria Nacional de Mulheres segue em ação até o mês que vem. Sob o lema “Vem pras mulheres do PT”, a iniciativa objetiva ampliar o quadro de filiadas ao PT, bem como destacar a importância de as mulheres estarem inseridas na política.
Estar filiada a um partido político faz parte da engrenagem que move a política brasileira. Os partidos são meios que possibilitam aos cidadãos e cidadãs exercerem a participação no processo democrático e também para a representação política.
As mulheres do PT acreditam que as brasileiras, maioria da população no país, não podem estar apartadas dos espaços de poder e decisão, e por isso é tão importante estarem organizadas. Estar filiada a um partido político é fundamental para quem deseja concorrer a um cargo eletivo.
Além disso, ao se filiar ao PT, a companheira poderá participar do Processo de Eleição Direta (PED), que consiste em um marco da democracia interna do partido, onde todas as filiadas e filiados têm o direito de escolher os representantes da legenda, desde a base até a presidência. O PED é um instrumento essencial para fortalecer a participação e a transparência dentro do PT.
Importante destacar que o PED não é apenas uma eleição; é uma oportunidade para reforçar a democracia interna do PT e garantir que as decisões do partido sejam tomadas de forma participativa, ouvindo as bases e os filiados e filiadas. No PED, a filiada pode votar para escolher desde os representantes locais até os membros da Executiva Nacional, que irão definir o rumo do partido para os próximos anos.
Por esta razão, o PED 2025 será ainda mais importante. Em um momento de grandes desafios para a democracia brasileira, a escolha dos nossos representantes no PED é fundamental para a manutenção e a garantia que o PT continue sendo o maior partido da classe trabalhadora da América Latina.
“Sendo o PT um partido extremamente enraizado nos territórios do país, ao participar do PED, você se conecta diretamente à construção de uma agenda que reflete as necessidades da população e os valores de solidariedade e equidade. Por isso a gente tem buscado incentivar que mais mulheres se filiem ao PT. Se queremos um partido mais feminista, mais voltado às pautas que debatam gênero, trabalho, paridade, temos que trazer mais mulheres para participação no partido. E pensando estrategicamente, com o foco em 2026, a gente tem o dever de ampliar nosso quadro de filiados e filiadas, pois as eleições do ano que vem já começaram. E com a eleição de Donald Trump, ficou claro que a disputa nas redes sociais vai ter o apoio das “big techs“, que estão notadamente alinhadas ao campo da extrema direita. Portando, a gente tem que estar muito bem organizada para fazer a disputa”, relfetiu a secretária nacional de mulheres, Anne Moura.
Para saber como se filiar ao PT e construir o partido segue na luta pela classe trabalhadora e pelos direitos do povo brasileiro, clique aqui.
Da Redação do Elas por Elas