O relógio de Balthazar Baltimore, do século XVII, foi acomodado no gabinete do presidente Lula no Palácio do Planalto. O item histórico foi destruído durante o ataque golpista de 8 de janeiro de 2023 pelo mecânico bolsonarista Antônio Cláudio Alves Ferreira e restaurado.
A peça voltou ao Palácio do Planalto no dia 7 de janeiro após passar pelo processo de restauração na Suíça e ser exposto durante o evento de 8 de janeiro em Brasília. “O relógio simboliza a vitória da democracia contra o 8 de janeiro”, afirmou o presidente.
O presidente gravou um vídeo nesta quarta (22) mostrando o item ao ministro dos Transportes, Renan Filho. Veja:
O relógio trazido por Dom João VI ao Brasil, destruído durante os atos golpistas do 8 de janeiro, retornou ao Palácio do Planalto. Agora, ele está no meu gabinete e a cada badalada celebraremos a vitória da democracia.
🎥 @ricardostuckert pic.twitter.com/rmsdzOYWHw
— Lula (@LulaOficial) January 22, 2025
A peça foi fabricada no século XVII, dada a Dom João VI pela corte francesa e trazida ao Brasil pela família real portuguesa em 1808. Ela fazia parte do acervo do Palácio do Planalto e a recuperação foi feita em parceria do governo com a embaixada suíça.
Antônio Cláudio, responsável pela destruição do item, foi condenado a 17 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e dano qualificado pela violência.
O bolsonarista ainda foi condenado por crime cometido contra o patrimônio da União e com “considerável prejuízo para a vítima”. Veja o momento em que ele quebrou o relógio:
🚨 URGENTE: Fantástico mostra com exclusividade momento em que bolsonarista quebra o relógio que Dom João VI trouxe para o Brasil em 1808. pic.twitter.com/fG2itbd4hM
— Contosalk (@alk_music) January 16, 2023
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line