O comando interino do Departamento de Justiça dos Estados Unidos determinou que procuradores investiguem e processem autoridades policiais em cidades e estados que se recusarem a aplicar as novas políticas de imigração adotadas pelo governo de Donald Trump. A ordem consta de um memorando interno divulgado nesta quarta-feira 22 pelo jornal The New York Times.

Segundo o documento, autoridades locais são obrigadas a cooperar com o departamento, sob pena de violar a Constituição e enfrentar processos criminais. ““A lei federal proíbe atores estaduais e locais de resistir, obstruir e deixar de cumprir comandos legais relacionados à imigração”, diz um trecho do texto.

A preocupação da gestão Trump recai sobre funcionários de carreira que não executariam ordens consideradas imorais ou ilegais, segundo o NYT.

Na terça-feira 21, o presidente dos Estados Unidos reativou o programa “Fique no México”, segundo o qual os migrantes devem aguardar o desfecho do processo migratório do outro lado da fronteira. Trump introduziu esses protocolos em 2019, em seu primeiro mandato (2017-2021).

O republicano também decidiu declarar emergência nacional na fronteira com o México e continuar a construção do muro que separa os países. Resolveu ainda acabar com a possibilidade de os migrantes entrarem legalmente nos Estados Unidos por meio do aplicativo de celular CBP One, que era utilizado para agendar entrevistas de requisitantes de asilo.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 22/01/2025