Boato – A UTI do Hospital Albert Sabin de Atibaia foi fechada por causa de uma bactéria resistente a antibióticos.

Análise

Uma notícia de caráter regional, mas que chama atenção circulou na internet nos últimos dias. Ela apontava para o suposto fechamento da UTI do Hospital Albert Sabin na cidade de Atibaia.

Isso teria ocorrido por conta de uma bactéria que seria resistente a alguns tipos de antibióticos, a acinetobacter baumannii. Leia a mensagem que circula online:

O centro cirúrgico e a UTI do Hospital Albert Sabin, foram interditados depois que a Secretaria da Saúde identificou a presença de uma bactéria resistente a vários tipos de antibióticos, a acinetobacter baumannii. Os acinetos são células diferenciadas e aumentadas, formadas em cianobactérias filamentosas, quando as condições do ambiente tornam-se desfavoráveis, como, por exemplo: baixa luminosidade, baixas ou altas temperaturas, mudança de pH, baixa concentração de nutrientes e desidratação.

Uma ala de unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Albert Sabin foi interditada na semana passada, após serem identificadas superbactérias em pacientes. De acordo com a secretaria de saúde, foram encontrados casos de “bactérias Acineto”. Segundo o documento, essa bactéria possue elevado risco de mortalidade e transmissibilidade. Segundo dados científicos, essas bactérias podem ficar até seis meses sobre a superfície. Segundo fontes da própria secretaria de Saúde, alguns pacientes não resistiram ocasionando o óbito. Todas informações ainda estão sendo levantadas pela nossa reportagem que investigará o caso de perto.

Checagem

Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder a algumas perguntas. São elas: 1) O que é a tal superbactéria acinetobacter baumannii? 2) É verdade que o hospital Albert Sabin fechou a UTI por causa da bactéria? 3) O hospital Albert Sabin teve alguma contaminação por causa da superbactéria?

O que é a tal superbactéria acinetobacter baumannii?

Acinetobacter baumannii é uma bactéria que pode causar doenças, especialmente em hospitais. Ela é chamada de “superbactéria” porque é muito difícil de tratar, já que não responde bem a muitos antibióticos, que são remédios usados para matar bactérias. Isso a torna perigosa, especialmente para pessoas que já estão doentes e com o sistema imunológico fraco. Essa bactéria pode causar infecções nos pulmões, feridas, sangue e no trato urinário.

É verdade que o hospital Albert Sabin fechou a UTI por causa da bactéria?

Não. Quando a história começou a se espalhar, a própria direção do hospital Albert Sabin em Atibaia desmentiu.

Em resposta à FAKE NEWS que está sendo disseminada hoje, 26 de junho de 2024, o Hospital Albert Sabin informa que nunca teve um setor interditado pela Vigilância Sanitária, por nenhum motivo. Seguimos trabalhando normalmente e estamos tomando medidas para responsabilizar criminalmente aqueles que publicam e compartilham inverdades, visando violar a reputação do hospital e causar preocupação desnecessária à população.

O hospital Albert Sabin teve alguma contaminação por causa da superbactéria?

Além de não constar qualquer relato de contaminação com a bactéria na nota do hospital Albert Sabin, não consta nenhuma notícia em fonte confiável que trate de mortes por conta da Acinetobacter baumannii. É um boato sem comprovação.

Conclusão

Fake news ❌

Podemos classificar como fake a mensagem que aponta que o hospital Albert Sabin, em Atibaia, fechou UTI por conta de uma contaminação com uma superbactéria. É uma “notícia” que foi desmentida pelo próprio hospital e brotou “do nada” na internet.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).

Categorizado em:

Anti Fake News,

Última Atualização: 01/07/2024