A Meta, de Mark Zuckerberg, começou a liberar para os brasileiros uma nova funcionalidade que permite personalizar a quantidade de conteúdo político exibido nas plataformas. A opção já está disponível no Instagram e no Threads. Com informações do Globo.
A companhia também publicou informações em português no site oficial, detalhando como a inteligência artificial será utilizada para ajustar as recomendações de conteúdos políticos. Esses dados podem ser encontrados no Centro de Transparência da Meta, onde são compartilhadas informações sobre governança, diretrizes, políticas e práticas da empresa.
Com a volta do algoritmo que recomenda conteúdos políticos como padrão, usuários que não realizarem alterações nas configurações verão um aumento de sugestões relacionadas ao tema, inclusive de contas que não seguem.
A funcionalidade oferece três possibilidades: bloquear indicações desse tipo, manter o padrão ou aumentar a quantidade de sugestões sobre política.
Embora a Meta não tenha explicado com precisão o que considera como conteúdo político, a empresa descreve que postagens sobre “governos, eleições e questões sociais de grande impacto” entram nessa categoria. A mudança pode ser configurada diretamente nos aplicativos, de maneira prática e rápida.
O presidente da Meta, Mark Zuckerberg, anunciou o retorno dessa recomendação há cerca de duas semanas, justificando que anteriormente as pessoas reclamavam que a política causava estresse.
Ele destacou: “Agora parece que entramos em um novo momento, e estamos recebendo feedback de que as pessoas querem ver esse conteúdo novamente”. Durante o mesmo anúncio, Zuckerberg informou o encerramento do uso de checadores independentes nos EUA e mudanças nas políticas sobre discurso de ódio.
A decisão de reduzir o alcance de conteúdos políticos começou em 2021, no início do mandato de Joe Biden, e foi expandida globalmente no ano seguinte. No entanto, em 2022, a Meta deu sinais de flexibilização, incluindo a introdução de ferramentas no Facebook e Instagram que permitem ver mais ou menos postagens sobre o tema. Agora, a recomendação de política se tornará o padrão em todas as plataformas da empresa. Criadores de conteúdo que abordam o tema também não sofrerão mais restrições de alcance.
A frequência com que esses conteúdos serão exibidos dependerá da interação do usuário, que poderá visualizar sugestões no Reels, na aba Explorar e na seção “Páginas que talvez você curta”.
Como alterar as configurações
A Meta orienta os usuários sobre como ajustar as configurações. No Facebook, é possível escolher “Mostrar mais” ou “Mostrar menos” diretamente nas postagens.
Já no Instagram e Threads, as opções podem ser ajustadas nos aplicativos, oferecendo três configurações: “ver menos”, que reduz as sugestões; “padrão”, que mantém o algoritmo atual; e “ver mais”, que aumenta a quantidade de conteúdos políticos exibidos.
Veja o passo a passo:
- Abra o app do Instagram ou Threads
- No canto superior direito, clique nas configurações (três traços no Instagram e dois no Threads)
- Toque em “Sugestões de conteúdo”
- Depois vá em “Conteúdo político”
- Selecione sua configuração de controle de conteúdo político