MP Militar pede apuração sobre suposto pagamento de propina à cúpula da Marinha

O Ministério Público Militar pediu à Marinha que abra um inquérito para apurar suspeitas de pagamento de propina a integrantes da cúpula da Força. A demanda foi encaminhada em 8 de janeiro ao comandante Almirante Marcos Olsen, mas ainda não houve resposta.

A solicitação acontece à luz de investigações da Polícia Federal sobre um empresário flagrado sacando 345 mil reais em uma agência do Banco do Brasil na Base Naval da Marinha em Niterói (RJ). A abordagem ocorreu em outubro do ano passado.

O empresário flagrado é André Martinez, dono da Transuniversal Pinturas, que tem contratos milionários com o Comando da Marinha há mais de uma década. A PF apreendeu o celular e tomou o depoimento dele.

“Destaca-se, nesse ponto, que, apesar dos elementos probatórios amealhados nesta fase inicial da investigação apontarem que o valor sacado por André Luiz Bione Martinez seria utilizado para pagamento de vantagens indevidas, observa-se que inexistem informações acerca dos destinatários, assim como qual ato de ofício foi praticado”, escreveu a PF.

O motivo foi a suspeita de pagamento de propina a militares. Nesses casos, a investigação ocorre na Justiça Militar.

Como não havia “evidências suficientes para caracterizar os crimes de corrupção ativa ou passiva” à época, argumentou a corporação no documento enviado ao MP,  seria necessário o “aprofundamento das investigações, a fim de corroborar ou refutar a hipótese criminal ora relatada”.

Em nota, a Marinha afirmou que não comenta investigações em andamento e ressaltou seu “compromisso com a sociedade brasileira”, além de dizer que “pauta sua conduta pela fiel observância da legislação, valores éticos e transparência”.

Artigo Anterior

Advogado de Bolsonaro reclama de delação, mas admite que tentativa de golpe deve ser punida

Próximo Artigo

Cristianismo em queda livre nos Estados Unidos

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!