O presidente dos EUA, Donald Trump, iniciou seu primeiro dia completo no cargo participando de um culto na Catedral Nacional de Washington, nesta terça-feira. Durante o evento, a bispa episcopal Mariann Edgar Budde fez um apelo inesperado: pediu que o presidente demonstrasse compaixão pelos imigrantes e respeito pelos direitos da comunidade LGBTQIA+.
O sermão veio um dia após Trump declarar, em seu discurso de posse, que reconhecia apenas dois gêneros nos Estados Unidos e assinar decretos que intensificaram ações contra imigrantes. Budde dirigiu-se ao presidente, destacando a preocupação com aqueles que estavam apreensivos em relação às novas medidas.
“Há crianças gays, lésbicas e transgêneros em famílias democratas, republicanas e independentes, algumas que temem por suas vidas”, afirmou Budde.
Na segunda-feira, Trump deu início a uma série de medidas rígidas sobre imigração, incluindo a mobilização de militares para reforçar a segurança na fronteira, a imposição de uma proibição ampla ao direito de asilo e restrições à cidadania de crianças nascidas em território norte-americano.
Em seu discurso, a bispa defendeu a importância dos imigrantes, ressaltando o papel essencial que desempenham na sociedade. “São pessoas que colhem nossas plantações, limpam escritórios, trabalham em granjas, frigoríficos, restaurantes e hospitais. Muitos não possuem cidadania ou documentação adequada, mas a grande maioria não é criminosa”, afirmou.
Ela também pediu que Trump considerasse as famílias que temem a deportação de pais ou responsáveis e que acolhesse aqueles que fogem de guerras e perseguições. “Nosso Deus nos ensina a sermos misericordiosos com o estrangeiro”, concluiu.
The Right Rev. Mariann Budde, the Episcopal bishop of Washington, D.C., implored newly inaugurated President Donald Trump on Tuesday “to have mercy upon” communities across the country “who are scared now” after his election.
“There are gay, lesbian and transgender children in… pic.twitter.com/NfBfj7LnuJ
— PBS News (@NewsHour) January 21, 2025
Claramente contrariado, ao ser questionado sobre o sermão, Donald Trump disse que o sermão “não foi muito empolgante”. O presidente americano foi filmado durante a celebração e seu semblante fechado demonstra sua desaprovação ao discurso inclusivo da religiosa.
🚨WATCH: Donald Trump and JD Vance mockingly laugh at the National Prayer Service when the National Cathedral Bishop proclaims “let us pray for the most vulnerable.”
These monsters are the antethesis of what Jesus preached.pic.twitter.com/r3otpQRG1q
— Protect Kamala Harris ✊ (@DisavowTrump20) January 21, 2025
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line
Last Update: 21/01/2025