O TikTok removeu um vídeo manipulado por inteligência artificial (IA) do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, após notificação extrajudicial da AGU (Advocacia-Geral da União). O conteúdo atribuía ao petista declarações inexistentes sobre “taxação de pobres” e não estava mais no ar na manhã desta terça (21).
O órgão notificou a plataforma na noite desta segunda (20) afirmando que a postagem divulgada desinformação por veicular vídeo manipulado com auxílio de IA e mostrar “fato não condizente com a realidade”.
A AGU argumentou que o vídeo tinha caráter enganoso e fraudulento com objetivo de confundir o público sobre a posição do ministro da Fazenda sobre assuntos de interesse público.
“A análise do material evidencia a falsidade das informações por meio de alterações perceptíveis na movimentação labial e discrepâncias no timbre de voz, típicas de conteúdos forjados com o uso de inteligência artificial generativa”, diz a notificação.
O post já havia sido retirado do ar e foi republicado pelo mesmo usuário, segundo a AGU. O órgão ainda apontou que o conteúdo contraria os próprios termos de uso da plataforma, que proíbe “Desinformação” e “Mídia editada e conteúdo gerado por IA”.
Haddad tem sido alvo de uma série de fake news da extrema-direita, como o deepfake publicado pelo bolsonarista Osmar Terra sobre o “imposto do cachorrinho”, e acionou a Polícia Federal na última semana para investigar a divulgação de seu CPF indevidamente.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line