Boato – O ministro da Fazenda Fernando Haddad disse que gosta de taxar os pobres e os sugeriu comer abóbora.

Análise

Há alguns dias, o Boatos.org desmentiu uma fake news que apontava para uma fala de Haddad sobre o imposto do Pix. Agora, outro fake em nome do ministro viralizou.

Circula pelas redes sociais e aplicativos de mensagens um vídeo em que Haddad supostamente declara preferir taxar os pobres por serem a maioria da população brasileira (98% das pessoas) e justifica que isso geraria maior arrecadação para o governo.

Ainda, ele sugere que os pobres substituam carne por alimentos mais baratos, como fígado, pé de galinha e abóbora. Confira a transcrição do vídeo (que não será exibido aqui):

Fernando Haddad: né porque eu gosto de cachorros pobres isso eu não vou mentir para você que em 98% da população brasileira é pobre como a gente só tem 2% de milionários eu não acho justo que taxar essa pouca quantidade de milionários sendo que a gente tem 98% de pobres no Brasil Então se a gente tá chatear todos os pobres a gente vai ter mais lucro para o nosso governo do que se a gente está achar todos os ricos

Então vamos aumentar o imposto não dá nada brasileiro ele só vai redar aquela reclamada no começo mas depois eles disparam um dinheiro encher o saco entendeu então vamos deixar todos os pobres o nosso presidente Lula falou que a gente pode colocar uma taxazinha entendeu nas importações 60% de taxa a gente pode aumentar um pouco o imposto das carnes o brasileiro ele pode comer fígado o pé de galinha ele pode comer um asinha entendeu essas aí eles não impostos não

Vai facilitar tanto assim o fígado de r$ 8,00 só vai para r$ 12,00 mais tá tranquilo com 1 kg entendeu então para o pobre que nem o nosso Presidente falou infelizmente o grosso estar entrando se não tiver condições para comprar uma carne e compra uma abóbora entendeu Aí a vida segue e pobre pobre para além de reclamar por gentileza

Checagem

O conteúdo se espalhou na internet e chamou atenção por aí. Por isso, vamos checar a história. A seguir, analisaremos os principais pontos dessa história, respondendo o seguinte:1) Fernando Haddad disse que prefere taxar pobres e mandou eles comerem abóbora?2) Qual é o contexto do vídeo original da entrevista de Fernando Haddad? 3) As informações contidas na fala falsa são reais?

Fernando Haddad disse que prefere taxar pobres e mandou eles comerem abóbora?

Não. Fernando Haddad nunca fez tais declarações, que seriam absurdas em se tratando de um ministro da Fazenda. O vídeo em questão é falso e foi criado com intuitos políticos utilizando ferramentas de inteligência artificial, que geraram uma imitação de voz para atribuir essas falas ao ministro.

Qual é o contexto do vídeo original da entrevista de Fernando Haddad?

No vídeo original, gravado durante uma visita ao presidente Lula após sua alta hospitalar. No vídeo verdadeiro, Fernando Haddad foi registrado em um encontro com o presidente Lula para tratar de questões governamentais, incluindo medidas de estímulo à economia.

Haddad não trata de temas relacionados à tributação ou ao consumo alimentar no vídeo. As imagens utilizadas na montagem pertencem a esse episódio, mas o áudio foi editado para veicular informações falsas. Você pode assistir à entrevista original, publicada no canal da Itatiaia, abaixo:

As informações contidas na fala falsa são reais?

Além de tudo que falamos, as informações apresentadas no boato são falsas ou manipuladas. Por exemplo, o boato afirma que “98% da população brasileira é pobre”, enquanto o dado correto do IBGE mostra que a pobreza atinge 27,4% da população. Além disso, a alíquota mencionada de 60% para importações é exagerada, sendo que o valor verdadeiro é 20%, conforme a Receita Federal. Os demais elementos do texto são igualmente desprovidos de qualquer base factual.

Conclusão

O vídeo atribuindo declarações absurdas a Fernando Haddad foi fabricado utilizando inteligência artificial e não corresponde à realidade. Trata-se de mais uma fake news criada com o uso da ferramenta que tem a intenção de prejudicar o ministro da Fazenda.

Fake news ❌

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)

Categorized in:

Anti Fake News,

Last Update: 21/01/2025