Na sua primeira coletiva de imprensa, após tomar posse como o 47º presidente dos Estados Unidos, o republicano Donald Trump fez questão de menosprezar o Brasil e a América Latina como um todo. Segundo ele, os EUA “não precisam” dessas nações, enquanto “todo mundo” precisa do seu país. 

No Salão Oval da Casa Branca, enquanto assinava decretos na tarde de ontem (20), Trump avaliou a relação com o Brasil e países da América Latina como “boa”, mas ressaltou: “Eles precisam de nós, mais do que precisamos deles. Nós não precisamos deles, eles precisam da gente. Todo mundo precisa da gente”, declarou.

A declaração foi dada em resposta a um questionamento feito pela jornalista brasileira, Raquel Krähenbühl, da GloboNews, que inicialmente perguntou se os EUA iria responder à proposta de paz na Ucrânia elaborada pela China e o Brasil. 

Trump, no entanto, disse desconhecer a iniciativa, em tom de desinteresse.  “Acho ótimo, estou pronto para discutir [propostas de paz]. O Brasil está envolvido nisso? Não sabia. Você é brasileira?“, respondeu.

Lula torce por uma “gestão profícua” de Trump

Em contrapartida, o presidente Lula cumprimentou Trump, logo após o republicano tomar posse do cargo. “As relações entre o Brasil e os EUA são marcadas por uma trajetória de cooperação, fundamentada no respeito mútuo e em uma amizade histórica”, escreveu Lula no X.

Estou certo de que podemos seguir avançando nessas e outras parcerias. Desejo ao presidente Trump um mandato exitoso, que contribua para a prosperidade e o bem-estar do povo dos Estados Unidos e um mundo mais justo e pacífico“, disse Lula.

Já em declaração dada em reunião ministerial na Granja do Torto, em Brasília, o presidente brasileiro disse que torce por uma “gestão profícua” do republicano. “Trump foi eleito para governar os EUA e eu, como presidente do Brasil, torço para que ele faça uma gestão profícua para que o povo americano melhore“, afirmou. “Da nossa parte, não queremos briga. Nem com a Venezuela, nem com os americanos, nem com a China, nem com a Índia e nem com a Rússia“, completou Lula.

Leia também:

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 21/01/2025