O bolsonarista Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo, gravou um vídeo usando um boné de Donald Trump, presidente eleito dos Estados Unidos que toma posse nesta segunda (20), e comemorou: “Grande dia”.
A frase dita pelo governador é uma referência a um post do ex-presidente Jair Bolsonaro no X (ex-Twitter) de 2019. Na ocasião, ele celebrou o anúncio do ex-deputado federal Jean Wyllys de que iria deixar o Brasil após receber ameaças de morte.
O boné traz a inscrição “Make America Great Again” (“Torne a América Grande Novamente”, em português), slogan de campanha de Trump utilizado por republicanos e seus apoiadores.
Grande Dia! #MakeAmericaGreatOnceAgain pic.twitter.com/7LwhnQziKI
— Tarcísio Gomes de Freitas (@tarcisiogdf) January 20, 2025
Neste domingo (19), Tarcísio também comemorou a volta de Trump à Casa Branca, dizendo que a posse do republicano aponta “para o progresso, prosperidade e liberdade”.
A celebração do governador, motivada pelo habitual complexo de vira-latas da extrema-direita nacional em relação aos EUA, ignora a situação de brasileiros que vivem no país. Trump vem prometendo promover uma deportação em massa desde o início de sua campanha eleitoral, em 2024. Fez isso no discurso de posse de hoje.
Atualmente, estima-se que cerca de 230 mil brasileiros vivam ilegalmente nos EUA. O processo de deportação geralmente envolve a detenção do imigrante pelas autoridades de imigração, seguida de procedimentos legais que podem resultar na remoção do indivíduo para o país de origem. As deportações podem ocorrer por via aérea, muitas vezes em voos fretados especificamente para esse fim. Por exemplo, entre janeiro de 2020 e maio de 2023, ocorreram 94 pousos no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, trazendo brasileiros deportados dos EUA.
É importante notar que, durante o governo de Joe Biden, o número de brasileiros deportados aumentou em comparação com os governos anteriores. De 2021 a 2024, foram deportados 7.168 brasileiros, representando 1,31% do total de deportações no período. Com a retomada de políticas mais rigorosas sob a administração de Trump, espera-se que o número de deportações de brasileiros possa aumentar ainda mais.
Brasileiros em situação migratória irregular nos Estados Unidos enfrentam um risco significativo de deportação sob o governo de Donald Trump, especialmente considerando as políticas anunciadas e o histórico de sua administração anterior. Para Tarcísio, isso é algo a ser comemorado.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line