Ao menos 20 pessoas morreram em confrontos entre duas facções inimigas das dissidências das Farc no departamento (estado) de Guaviare, no sul da Colômbia, disse uma autoridade do Ministério da Defesa à AFP nesta segunda-feira 20.

Os combates no município de Calamar eclodiram entre homens sob o comando de “Calarcá”, chefe de um grupo dissidente que negociava a paz com o governo, e “Iván Mordisco”, um líder rebelde que não assinou o acordo de paz de 2016 com as extintas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

“Há 20 mortos e os corpos foram levados para o necrotério de Villavicencio”, uma cidade próxima, de acordo com uma mensagem da autoridade responsável.

O ministro da Defesa, Iván Velásquez, disse a uma estação de rádio local que os mortos provavelmente eram membros das facções dissidentes em guerra.

A mídia local afirma que vários deles eram menores de idade.

Com este massacre, a Colômbia chega a mais de 100 mortes por ações de guerrilhas e traficantes em cinco dias e em diferentes partes do país.

Na região de Catatumbo (nordeste), na fronteira com a Venezuela, pelo menos 80 pessoas morreram desde quinta-feira após um ataque da guerrilha do Exército de Libertação Nacional (ELN).

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 20/01/2025