Pessoas circulam entre barracas em meio aos escombros de prédios destruídos por ataques israelenses em Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza – Foto: AFP

Neste domingo (19), Israel confirmou ter recebido a lista dos primeiros reféns a serem libertados pelo Hamas, permitindo o início do cessar-fogo em Gaza. A trégua, prevista para começar às 8h30 (horário local), foi atrasada para 11h15, enquanto bombardeios ainda eram realizados pelas Forças Armadas israelenses. A pausa nos combates foi recebida com otimismo por moradores do território palestino, que celebraram o momento nas ruas.

Entre os nomes confirmados estão três mulheres israelenses: Romi Gonen, Emily Damari e Doron Steinbrecher, que foram sequestradas durante o ataque do Hamas em outubro de 2023. Segundo o acordo, a Cruz Vermelha será responsável por entregar as reféns aos militares israelenses. O Hamas justificou o atraso na entrega da lista alegando “complicações no terreno e a continuação dos bombardeios”.

O acordo prevê a libertação gradual de 33 reféns ao longo de 42 dias, com o Hamas liberando mulheres, crianças e idosos em troca de centenas de prisioneiros palestinos detidos por Israel. Essa primeira fase é considerada essencial para testar a viabilidade de futuras negociações e manter a trégua em vigor.

Durante a manhã, Israel confirmou bombardeios em Gaza antes do início oficial do cessar-fogo. A Defesa Civil de Gaza relatou 19 mortes e cerca de 30 feridos em ataques realizados na Cidade de Gaza e no norte do território. Apesar disso, a trégua foi anunciada oficialmente.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou que o governo continuará trabalhando para resgatar reféns e recuperar corpos de militares mortos em operações anteriores. Em uma dessas ações, o corpo do sargento Oron Shaul, morto em 2014, foi recuperado em Gaza e devolvido a Israel.

Primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu – Foto: Mike Segar/REUTERS

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 19/01/2025