TikTok: a rede social chinesa está indisponível nos EUA a partir deste domingo (19). Reprodução UOL

O geógrafo e professor de Economia da UERJ, Elias Jabbour, em seu perfil no X, neste domingo (19), publicou uma análise sobre o impacto da recente decisão dos EUA em relação ao TikTok. No texto, Jabbour explora como o modelo chinês está desafiando o “imperialismo” dos EUA, descrito como refém de bilionários e de uma elite política desorientada.

“É famosa a passagem onde o lendário general Giap credita à ‘inteligência’ dos generais estadunidenses o motivo da vitória do Vietnã na guerra contra os EUA. De tempos em tempos essa ‘inteligência’ dá o ar da graça.

Agora, o povo dos Estados Unidos, que vive sob um regime de censura imposto por bilionários especializados em mentir, parece que vai acabar descobrindo que o sistema socialista chinês é mais eficiente que o deles em todos os campos da atividade social. Mestres da arte de mentir, os EUA, um país cujo regime de apartheid encantava e inspirava Hitler e hoje é um ninho de seitas de extrema-direita, talvez terão que começar um acerto de contas com parcelas de sua população.

Por que mentem sobre a realidade chinesa com a mesma naturalidade com que se bebe um copo d’água? Entre a casta de bilionários que governa a nação mais inculta do mundo, nunca passaria pela cabeça deles que os comunistas são os políticos mais sagazes da história humana. Os chineses já perceberam que a guerra semiótica teria as big techs como instrumento. Sua resposta foi a construção de um gigantesco firewall para proteger o país e criar seu próprio ecossistema cibernético.

A cilada foi sendo construída. A imprensa ‘livre’ dos EUA não captou sua incapacidade diante do que estava por vir. Tudo que os comunistas chineses esperavam era o momento do passo em falso do imperialismo. Não venderiam nunca o TikTok e esperavam ser banidos. O genérico do TikTok já estava operando no banco de reservas. De repente, milhões de estadunidenses estavam diante de um simples aplicativo: uma peça genial que vai além da propaganda.

Biden caiu na armadilha criada por jovens prodígios chineses. O imperialismo já perdeu a guerra comercial, vai perder a guerra tecnológica e vai perder a guerra semiótica. Os sucessores dos pais fundadores dos EUA não passam de crianças idiotizadas perto da turma que Mao Zedong criou em Yenan”.

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 19/01/2025