A presidenta Nacional do PT e deputada federal pelo Paraná, Gleisi Hoffmann (PT-PR), participou, neste sábado (18), de um encontro de cultura e política na Ilha dos Valadares, em Paranaguá, no litoral do Paraná. O evento, organizado pela Associação de Cultura Popular Mandicuera, reuniu lideranças políticas do Litoral, Curitiba e Região Metropolitana e movimentos sociais, dando a largada aos debates do Estado sobre as eleições internas do PT, o PED 2025 (Processo de Eleição Direta).

Em sua fala, Gleisi agradeceu a militância pelo apoio e destacou a importância da resiliência e da unidade no enfrentamento dos desafios políticos atuais. “Precisamos nos fortalecer, cada vez mais, para disputar a política de forma firme e forte. Esse partido tem história. Nós chegamos até aqui, apesar de toda a desconstrução que sofremos, pela resistência de vocês, que não abaixaram a cabeça e seguiram firmes”, afirmou a presidenta Nacional do PT. “E nós não desistimos porque temos uma causa, um projeto para o povo brasileiro. Mesmo nas circunstâncias mais difíceis, a gente acredita e faz acontecer. É desse partido que estamos falando. Tenho o maior orgulho de ser do PT e de presidir esse partido, porque ele traz a história da luta do povo brasileiro.”

Gleisi relembrou momentos históricos e desafiadores enfrentados pelo PT, como o impeachment da presidenta Dilma Rousseff e a Operação Lava Jato. “O golpe contra a Dilma e a Lava Jato não foram brincadeira. A perseguição aos nossos companheiros foi intensa. Era para o PT ter acabado e o Paraná foi o epicentro disso, foi daqui que nasceu o embrião para destruir o partido”, destacou a deputada, agradecendo a força e a resistência da militância no estado.

“Reconheço o esforço da nossa direção no Paraná, em especial ao Arilson Chiorato, presidente estadual do PT, e a sustentação e firmeza demonstradas durante a Vigília Lula Livre. Mesmo diante de tantas dificuldades, seguimos em frente e em 2022 conseguimos eleger uma boa bancada de deputados estaduais e federais, fruto da resistência que construímos juntos. Temos que reconhecer e valorizar toda a luta que fizemos”, disse a deputada.

Gleisi Hoffmann destacou os principais desafios enfrentados pelo PT na conjuntura política atual. “A grande luta que nós temos é o enfrentamento à extrema direita. É uma luta árdua, mas não podemos nos assustar com o que está acontecendo. Estamos vivendo um ciclo em que a direita e a extrema direita têm ganhado força. Conhecemos a história do nazismo, do fascismo e da ditadura militar. E sobrevivemos a tudo isso. Depois, vivemos o maior ciclo histórico da democracia e dos movimentos de esquerda, que permitiu ao PT chegar ao seu quinto governo na Presidência da República. Hoje, estamos enfrentando um refluxo, e isso não acontece apenas no Brasil, mas no mundo todo. Não podemos ter medo, precisamos enfrentar esse momento com coragem.”

A presidenta Nacional do PT reforçou a relevância da reeleição do presidente Lula em 2026 para a continuidade do projeto de reconstrução nacional. “O governo Lula tem muitos feitos importantes. Precisamos defender nosso projeto e trabalhar intensamente pela sua reeleição. Vamos superar a extrema direita e levar Lula novamente à Presidência da República para continuar transformando o Brasil”, destacou.

O evento contou com apresentações culturais, como fandango e samba, que animaram o dia, além de um almoço com pratos típicos do litoral paranaense, como caranguejada e barreado.

“A política tem que ter esses momentos de confraternização para nos fortalecer diante das batalhas tão árduas que enfrentamos. Agradeço à companheirada pela dedicação e pela luta”, finalizou Gleisi.

Da Redação com assessoria

 

Last Update: 18/01/2025