Prisão de imigrantes na fronteira dos EUA com o México bate recorde em agosto. Foto: Reprodução

Os chanceleres de dez países da América Latina e Caribe, incluindo o Brasil, manifestaram “grave preocupação” diante do recente anúncio de uma operação de deportação em massa de imigrantes. A declaração conjunta foi divulgada nesta sexta-feira (17) e lança um alerta sobre os impactos de medidas como essa.

Embora não mencionem explicitamente o país responsável, a declaração é amplamente interpretada como uma resposta ao presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, que prometeu implementar a maior operação de deportação da história do país. Ele está programado para assumir o cargo na próxima segunda-feira (20).

“São motivo de grave preocupação os anúncios de deportação em massa, sobretudo por sua incompatibilidade com os princípios fundamentais dos direitos humanos e por não abordarem de modo eficaz as causas estruturais da migração”, afirmaram os representantes dos países em documento conjunto.

A declaração também faz um apelo aos países do hemisfério para que gerenciem a imigração com base no direito internacional e em uma abordagem humanista. “Reafirmamos que todas as pessoas imigrantes, independentemente de sua situação migratória, têm direitos fundamentais e inalienáveis, e que todos os Estados estão obrigados a respeitá-los”, destacou o documento.

Donald Trump. Foto: Divulgação

Os dez países signatários — Brasil, Belize, Colômbia, Cuba, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México e Venezuela — também reforçaram o compromisso com a defesa dos direitos humanos dos imigrantes. A declaração incluiu um repúdio à criminalização dos migrantes em todas as etapas do ciclo migratório e destacou a importância de protegê-los contra o crime organizado transnacional que explora a migração.

Como parte das propostas para enfrentar o desafio migratório, o documento recomenda a retomada das reuniões sobre migração da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). Segundo os signatários, essas reuniões podem fornecer “um espaço amplo de discussão de propostas” para abordar de forma coordenada as questões migratórias.

O Ministério das Relações Exteriores do México informou que a reunião regional sobre “Mobilidade Humana na Rota Norte do Continente” foi convocada pelo país em colaboração com a presidente Claudia Sheinbaum e a presidente hondurenha Xiomara Castro. A iniciativa busca fortalecer o diálogo e a cooperação regional frente aos desafios impostos pelas dinâmicas migratórias.

Conheça as redes sociais do DCM:

Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 18/01/2025