O ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, enfrenta uma ordem de prisão emitida por um juiz local após não comparecer ao tribunal para responder a uma acusação de abuso sexual. O caso, que remonta a 2016, envolve a suposta relação de Morales com uma menor de idade, então com 15 anos. A denúncia afirma que o relacionamento resultou no nascimento de uma criança, cujo pai registrado na certidão é o ex-mandatário.
A denúncia foi divulgada em outubro de 2024 pelo ministro boliviano da Justiça, César Siles, membro do governo do atual presidente Luis Arce, antigo aliado de Morales. “Observamos com indignação crimes graves que pretendem ficar na impunidade. Refiro-me concretamente a uma menina estuprada aos 15, 16 anos”, declarou Siles.
A promotora Sandra Gutiérrez, responsável por solicitar a prisão de Morales, foi destituída em meio à investigação. Segundo Gutiérrez, sua exoneração foi ordenada pelo procurador-geral da Bolívia, o que gerou questionamentos sobre possíveis interferências políticas no caso.
Em uma resolução judicial que vazou à imprensa, consta que Morales teria se envolvido com a menor enquanto ainda ocupava a Presidência do país.
Diante da ordem de prisão, Morales afirmou em sua rede social X (antigo Twitter): “Não me causa estranhamento, nem preocupação. Todos os governos neoliberais, incluído o atual, ameaçaram-me, perseguiram-me, prenderam-me, tentaram me matar. Não tenho medo! Não vão me calar!”.
No entanto, a situação ganhou um novo desdobramento. Uma juíza de Santa Cruz acatou um recurso da defesa de Morales, anulando temporariamente a ordem de prisão. A promotora Gutiérrez declarou que sua saída do caso foi instrumental para dificultar o avanço da investigação.
Evo Morales, que governou a Bolívia de 2006 a 2019, é uma figura polarizadora no país. Após deixar o cargo em meio a acusações de fraude eleitoral, ele apoiou a candidatura de Luis Arce, que foi seu ministro da Economia. No entanto, os dois romperam e hoje disputam a liderança do Movimento ao Socialismo (MAS), partido de situação, além da indicação presidencial para as eleições gerais de 2025.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line