As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começaram nesta sexta-feira (17) e vão até a próxima terça-feira (21). É pelo sistema que os estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 podem utilizar suas notas para se inscreverem em universidades e institutos federais. Para estar habilitado a concorrer a uma vaga o candidato não pode ter zerado na redação do Enem e também não pode ter feito a prova na condição de treineiro.

Ao total são 261.779 vagas, sendo que os estados com mais oportunidades são: são Minas Gerais (34.049), Rio de Janeiro (28.424), Bahia (22.889) e Paraíba (21.268).

O processo seletivo para ingresso no ensino superior realizado pelo Ministério da Educação (MEC) é gratuito e deve ser feito pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior (é preciso ter uma conta no Gov.br). De acordo com o cronograma oficial, a chamada regular deve ocorrer em 26 de janeiro, sendo que as matrículas estão previstas para serem realizadas entre 27 e 31 de janeiro.

Leia mais: Pé-de-Meia Licenciaturas oferece bolsa de R$ 1.050 e começa com 12 mil vagas

Já a manifestação de interesse em lista de espera irá ocorrer entre os dias 26 e 31 de janeiro e a convocação dos selecionados nesta listagem pode ocorrer entre 12 de fevereiro até 30 de setembro.

Na inscrição os candidatos devem preencher o perfil socioeconômico para a Lei de Cotas. O passo seguinte é escolher até duas opções de curso, sendo que é possível pesquisar vagas por município, instituição ou curso.

De acordo com o MEC, todos os candidatos são classificados em um primeiro momento dentro da ampla concorrência. Após a etapa esta prevista a reserva de vagas conforme a Lei de Cotas: “o objetivo é beneficiar, sem distorções, os candidatos demandantes de política afirmativa para acesso ao ensino superior”, coloca o ministério.

Dessa forma, as vagas atendem a proporção de estudantes de escolas públicas, de baixa renda, com deficiência, pretos, pardos, indígenas e quilombolas, conforme o Censo 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Leia mais: Saiba como participar do Mais Professores, programa de bolsas para docentes em formação

Confira abaixo um passo a passo sobre a inscrição que o MEC divulgou:

  • 1º passo: acesse a página do Sisu, clique em “fazer inscrição” e entre com seu perfil do gov.br ou realize seu cadastro. 
  • 2º passo: confirme os dados de contato e preencha o perfil socioeconômico para a Lei de Cotas. 
  • 3º passo: escolha até duas opções de cursos. Nessa etapa, é possível pesquisar vagas pelo nome do município, da instituição ou do curso, além de ter acesso a detalhes e modalidades disponíveis. 
  • 4º passo: confira e confirme os dados do curso e da modalidade escolhidos. 
  • 5º passo: após confirmar a inscrição, o candidato será encaminhado para a tela “minha inscrição”, na qual estarão disponíveis informações sobre a opção escolhida, como a classificação parcial. 

Pé-de-Meia Licenciaturas

Parte do crescente esforço feito pelo governo Lula para melhorar a qualidade de ensino no país e ampliar oportunidades tem sido no sentido de impulsionar as carreiras de magistério.

Para isso foi lançado recentemente o Pé-de-Meia Licenciaturas, parte do programa Mais Professores para o Brasil. Com a iniciativa, candidatos ao Ensino Superior público que pretendem seguir a carreira de professor podem concorrer a uma das 12 mil vagas iniciais do Pé-de-Meia Licenciaturas, que pagará uma bolsa mensal de R$1.050.

Dessa maneira, dentro das 261.779 vagas ofertadas, mais de 68 mil são destinadas às licenciaturas. Assim, os candidatos com nota igual ou superior a 650 pontos no Enem tem direito a concorrer a uma dessas bolsas via Sisu.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 17/01/2025