Na quinta-feira (16), um protótipo da nave Starship, da SpaceX, do empresário Elon Musk, se desintegrou minutos após ser lançado nos EUA. A explosão no estágio superior da nave ocorreu sobre o Caribe, forçando pelo menos 20 aviões comerciais a alterarem suas rotas por precaução. A nave transportava sua primeira carga de teste com satélites simulados e foi lançada de uma base no Texas às 19h38 (horário de Brasília).
De acordo com o controle de missão da SpaceX, a comunicação com a Starship foi perdida cerca de oito minutos após a decolagem, realizada às 19h38 (horário de Brasília) de uma base no Texas. “Perdemos toda a comunicação com a nave. Isso nos diz que houve uma anomalia no estágio superior”, afirmou Dan Huot, gerente de comunicação da SpaceX. A nave transportava uma carga de teste com satélites simulados.
Holy crap!!!! This is a view of Starship breaking up from an airplane!
pic.twitter.com/KteXEfvuWS— Lincoln (@MobofJoggers) January 17, 2025
BREAKING: Another footage of Starship upper stage breaking apart and re-entering.
— DogeDesigner (@cb_doge) January 16, 2025
BREAKING: Debris seen over the Caribbean after SpaceX’s Starship falls apart during test flight pic.twitter.com/wVgGW2k98Z
— BNO News (@BNONews) January 16, 2025
Transtornos no tráfego aéreo
A falha causou transtornos no tráfego aéreo da região. Segundo o FlightRadar24, pelo menos 20 voos comerciais desviaram suas rotas. No Aeroporto Internacional de Miami, algumas operações precisaram ser canceladas.
A Administração Federal de Aviação (FAA) dos EUA está investigando o caso. Elon Musk, CEO da SpaceX, comentou o ocorrido nas redes, publicando imagens do campo de detritos: “O sucesso é incerto, mas o entretenimento é garantido!”. Musk também sugeriu que um possível vazamento de oxigênio e combustível pode ter causado a falha.
Success is uncertain, but entertainment is guaranteed! ✨
pic.twitter.com/nn3PiP8XwG— Elon Musk (@elonmusk) January 16, 2025
O objetivo da missão era demonstrar melhorias no estágio superior da Starship, que passou por atualizações para ampliar sua capacidade. A nave foi projetada para transportar humanos e cargas ao espaço, além de colocar grandes lotes de satélites em órbita.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line