*Chamou a atenção durante a sanção da reforma tributária, nesta quinta-feira, no Palácio do Planalto, o discurso entusiasmado do presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (foto/reprodução internet), PSD-MG, na cerimônia. Para muita gente foi um discurso de candidato. Pacheco também não poupou elogios ao presidente Lula e vice-versa. Mas é preciso que se diga que Rodrigo Pacheco, junto com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), teve um papel importantíssimo para a aprovação da reforma por um Congresso adverso.
*Em meio aos rumores de uma eventual reforma ministerial, alguns ministros já estariam interrompendo suas férias para retornar ao país, na próxima semana. Como o presidente Lula havia avisado em dezembro,ele deverá realizar uma reunião com seu primeiro escalão de governo na próxima segunda-feira (20), quando fará um balanço de seu governo e exporá as prioridades para este ano. Quem já está de malas prontas para retornar ao país, atendendo à convocação dopresidente Lula , é o chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo.
*O Brasil é um dos países que mais usam inteligência artificial. Estudo realizado pelaIpsos e o Google com 21 mil pessoas em 21 países aponta que em 2024 o Brasil ficou acima da média global no uso de inteligência artificial (IA), com 54% dos brasileiros relatando que utilizaram IA generativa (que cria conteúdos como imagens músicas e santos). Segundo o estudo Nossa Vida com IA: Da inovação à aplicação, para 65% dos brasileiros, a IAé promissora por contribuir com diversas áreas da vida. A média mundial para o item otimismo é de 57%.