O marqueteiro de Jair Bolsonaro, Duda Lima, foi contratado pelo PL para coordenar a disseminação das Fake News sobre o Pix, escalando o deputado federal Nikolas Ferreira (PL) para a atuação contra o governo Lula, repercutindo no vídeo que gerou a principal crise de comunicação do governo.

A informação foi divulgada por reportagem de O Globo, nesta quinta-feira (16). Segundo o jornal, o marqueteiro de Bolsonaro e de Ricardo Nunes à Prefeitura de São Paulo, em 2024, reuniu-se com o presidente do PL, nesta semana, e convidou o deputado bolsonarista para iniciar uma grande campanha de oposição contra o governo Lula, tendo como alicerce o recente anúncio de monitoramento da Receita Federal sobre o Pix.

O Globo informou que Duda Lima não fez o roteiro do vídeo de Nikolas Ferreira, que ultrapassou 200 milhões de visualizações, mas ele “ajudou na estratégia sobre como explorar o tema”.

Se confirmada a contratação do marqueteiro para a disseminação das Fake News, o caso poderá ser levado como prova na Justiça sobre as mentiras divulgadas, de forma intencional, controlada e, inclusive, paga.

A reportagem de O Globo não trata a contratação do marqueteiro, pelo PL, como crime, mas como uma simples batalha comunicacional entre a oposição e o governo Lula: “Agora, Duda Lima trava uma disputa particular com Sidônio Palmeira, marqueteiro de Lula na última campanha presidencial.”

O que a publicação revela, contudo, é que o vídeo do deputado bolsonarista não foi uma estratégia pessoal do político, mas uma tática do PL e da oposição, em torno a Jair Bolsonaro, para atacar o governo Lula, por meio da disseminação de Fake News:

“Nos últimos dias, Lima conversou com integrantes do PL sobre a forte rejeição popular ao tema. Segundo aliados, Nikolas foi escolhido para liderar o embate por ter um grande número de seguidores nas redes sociais e ser diretamente atrelado a Bolsonaro”

A publicação traz, ainda, que o marqueteiro está sendo usado pelo PL com vistas às eleições presidenciais 2026, para reforçar antecipadamente a imagem de Jair Bolsonaro “como o único nome da direita” na disputa.

Leia mais:

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 16/01/2025