De acordo com a pesquisa divulgada nesta quinta-feira (16), a maior parte dos brasileiros (45,6% dos entrevistados) consideram que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) participou da tentativa de golpe de estado, após a última eleição presidencial, em 2022, enquanto 44,4% discordam da hipótese. Os demais 10% não souberam ou não responderam.
A suposta tentativa de golpe visava em impedir a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Para tanto, o plano era executá-lo, junto com seu vice Geraldo Alckmin (PSB) e Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
Vale ressaltar que o Bolsonaro já foi indiciado outras vezes. Entre as acusações estão a participação em organização criminosa no caso das jóias sauditas, que deveriam ter sido incorporadas ao patrimônio do Estado Brasileiro, e a fraude no cartão de vacinação.
A pesquisa abordou cidadãos de todo o Brasil, em que 93,6% dos entrevistados estão cientes que Bolsonaro vem sendo alvo de uma investigação, enquanto, enquanto 6,4% dizem desconhecer o fato. Diante disso, 44,8% consideram a medida justa, já 42,6% não concordam com a investigação ou acham injusta, os demais 12,6% não souberam ou não quiseram responder a pergunta.
A Paraná Pesquisas entrevistou 2.108 pessoas de 16 anos ou mais em 26 Estados e em Brasília de 7 a 10 de janeiro de 2025. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o intervalo de confiança é de 95%.
Leia mais: