O Fórum Econômico Mundial lançou o “Relatório de Riscos Globais de 2024”, que reúne duas décadas de dados de percepção de riscos globais. Para o atual documento, 1400 especialistas em riscos, políticos e líderes da indústria foram ouvidos.

Entre os principais resultados a entidade aponta que a onda de notícias falsas (fake news) carrega os principais riscos no curto prazo juntamento com questões que envolvem segurança e conflitos armados, enquanto as mudanças climáticas (também presente no curto prazo) são as maiores preocupações no longo prazo.

“Em um contexto de mudanças sistêmicas na dinâmica do poder global, clima, tecnologia e dados demográficos, os riscos globais estão levando a capacidade de adaptação do mundo ao seu limite”, traz o documento.

Leia mais: 2024: o ano mais quente da história ultrapassa limite crítico de 1,5°C

Segundo os especialistas, pelo menos dois terços deles, o mundo tende a passar para uma ordem multipolar (fragmentada) na próxima década, em que potências grandes e médias disputam e impõem suas regras e normas.

Neste entendimento, nos próximos dez anos existe a possibilidade de ocorrer alguma catástrofe global. Já para 30% este risco já bate a porta, com ocorrência dentro de dois anos.

Confira abaixo os 10 principais riscos trazidos pelo relatório para cenários de 2 e 10 anos

Riscos 2 anos

1. Desinformação e informação falsa;

2. Eventos climáticos extremos;

3. Polarização social;

4. Cibersegurança;

5. Conflitos armados interestaduais;

6. Falta de oportunidades econômicas

7. Inflação;

8. Migração involuntária;

9. Recessão econômica;

10. Poluição.

Riscos 10 anos

1. Eventos climáticos extremos;

2. Alterações críticas nos sistemas da Terra;

3. Perda de biodiversidade e colapso dos ecossistemas;

4. Escassez de recursos naturais;

5. Desinformação e informação falsa;

6. Resultados adversos das tecnologias de Inteligência Artificial;

7. Migração involuntária;

8. Cibersegurança;

9. Polarização social;

10. Poluição.

Os especialistas consultados clamam por novas abordagens e soluções rápidas uma vez que a cooperação pela atual governança global não demonstra oferecer suporte para resolver as questões que se colocam.

De acordo com o diretor gerente do Fórum Econômico Mundial, Saadia Zahidi “Uma ordem global instável caracterizada por narrativas polarizadas e insegurança, o agravamento dos impactos de eventos climáticos extremos e a incerteza econômica estão dando origem a propagação de riscos acelerados, incluindo informações falsas e desinformações”.

*Com informações Fórum Econômico Mundial

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 16/01/2025