O economista Felipe Salto usou as redes sociais nesta quinta-feira (16) para explicar que as transações realizadas por meio do Pix não serão tributadas. Ele também escrachou o deputado bolsonarista Nikolas Ferreira (PL-MG) pelo vídeo repleto de fake news contra o governo Lula (PT), chamando-o de “estúpido” e sem “caráter”:
A burrice que toma conta do “debate público” é impressionante. As transações por meio do Pix não serão tributadas. O acesso à informação das movimentações financeiras, sejam elas em dinheiro, cheque, TED, DOC ou Pix, é fundamental para combater sonegação.
A comparação das informações de remuneração de famílias, indivíduos e empresas com dados de movimentações financeiras é central para a atividade de fiscalização.
Isso não tem absolutamente nada que ver com “taxar o Pix” ou outros tipos de fake news veiculadas e reforçadas por oportunistas de plantão.
Leiam, estudem e informem-se por meio do jornalismo profissional. Refutem vídeos virais de estúpidos ou de gente sem caráter que não têm o menor compromisso com a realidade.
Inverte-se o sentido das coisas. Apelam, os ignóbeis, para a defesa dos pequenos, que passariam a ser perseguidos pelo Estado. Ora, ora, acaso estão a defender potenciais sonegadores? Vamos dizer o que é fato: quem não deve não teme!
Se suas movimentações financeiras são compatíveis com sua renda, então por que haveria algo a temer?
Os calhordas de plantão estimulam a narrativa de que o Pix passaria a ser tributado. Como têm coragem? Picaretas.
O Brasil não é terra de ninguém. É um país cuja Constituição Cidadã determina princípios e valores maiores.
Inacreditável que uma notícia falsa se espalhe com tanta facilidade. Onde foi que erramos?
E vejam quanto prejuízo essas atitudes criminosas estão a produzir. Trabalhem, paguem seus impostos e leiam jornais de boa qualidade. Os Nicolas da vida são apenas idiotas úteis. Inúteis, no fim do dia, se ainda podemos nos valer de alguma esperança. FIM.
2/n. A comparação das informações de remuneração de famílias, indivíduos e empresas com dados de movimentações financeiras é central para a atividade de fiscalização. +
— Felipe Salto (@FelipeSalto) January 16, 2025