O cenário econômico brasileiro exige uma reflexão sobre situações consideradas inusitadas em busca de explicações para fatos aparentemente contraditórios.

Em artigo, o economista e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Nelson Marconi tenta explicar “as implicações da estratégia que vem sendo adotada pela equipe econômica para estimular a evolução da renda nacional”.

O articulista toma como ponto de política o cenário atual, marcado por taxas de juros reais entre as maiores do mundo e um crescimento considerável do nível de atividade, que deve ultrapassar o patamar de 3% em 2024, ao mesmo tempo em que a taxa de investimento se recuperou, o que seria “incompatível” com a teoria econômica.

“O cenário atual e os dados demonstram que a política econômica praticada vem, mais uma vez, associando juros altos, gastos financeiros elevados e políticas sociais compensatórias, visando conciliar o inconciliável; nesse quadro, a economia brasileira consegue crescer momentaneamente, mas possivelmente tal dinâmica será interrompida pelo crescimento da dívida pública”, pontua Marconi.

Veja mais a respeito do assunto na íntegra do artigo de Nelson Marconi.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 15/01/2025