Criminosos ampliaram os ataques a ônibus em Porto Velho (RO) na madrugada desta quarta-feira 15, mesmo após o envio de apoio da Força Nacional pelo Ministério da Justiça.
Pelo menos dez ônibus foram incendiados na capital de Rondônia. Segundo a Policia Militar, os veículos seriam de uma escola e de uma empresa particular. Os criminosos ainda atearam fogo em uma viatura da PM que estava em uma oficina mecânica. Bombeiros e vizinhos conseguiram apagar as chamas antes que elas atingissem outras viaturas. Em outro ponto da cidade, um carro particular foi incendiado.
Os novos ataques acontecem depois de o governo estadual anunciar o reforço do policiamento nas ruas e os agentes da Força Nacional chegarem para tentar conter os atos criminosos registrados nos últimos dias.
Cerca de 60 integreantes da Força Nacional foram enviados e outros devem chegar nos próximos dias.
Autoridades locais indicam que os ataques são uma resposta de facções a uma operação deflagrada pela Polícia Militar em conjuntos habitacionais dominados por criminosos. A PM informa que a Operação Aliança Pela Vida, Moradia Segura, cuja primeira fase foi deflagrada no fim de 2024, já resultou na retomada de cerca de 70 apartamentos invadidos por bandidos que haviam expulsado os moradores.
A violência tem alterado a vida dos moradores da capital de Rondônia, que, desde a segunda-feira 13, enfrentam a paralisação das linhas de transporte público. A prefeitura confirmou que o serviço de transporte coletivo segue paralisado a pedido do sindicato dos trabalhadores.