Na próxima segunda-feira (20) acontecerá a posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos.
O convite chegou para Maria Luiza Viotti, embaixadora do Brasil que já aceitou o convite para representar o governo brasileiro.
Vale ressaltar que a tradição nos EUA acontece de forma diferente do Brasil, lá são convidados os embaixadores dos países que atuam em Washington para participar da cerimônia de posse.
Quando acontece do embaixador ausentar-se da cerimônia, e mesmo assim o governo quer ser representado, a alternativa é que o país envie o encarregado de negócios da embaixada, que serve como uma espécie de suplente de representação diplomática. Porém nada impede que o presidente possa convidar os próprios chefes de estado de cada país, exemplo de Javier Milei que será o representante da Argentina durante o evento.
De acordo com informações do portal G1, auxiliares de Lula informaram que o presidente não pretende realizar nenhuma ligação para Trump dentro dos próximos dias, para parabenizar a vitória ou discutir a relação entre EUA e Brasil.
Convite a Bolsonaro
Anteriormente já havia sido divulgado que Jair Bolsonaro havia recebido um convite para a cerimônia de posse de Donald Trump, com quem mantém uma certa relação.
Bolsonaro, porém, está com seu passaporte apreendido pela Polícia Federal desde fevereiro de 2024, por isso precisou enviar um pedido de liberação oficial para o Supremo Tribunal Federal (STF).
Essa medida foi tomada devido à operação que investiga a tentativa de golpe de Estado, que visava manter Bolsonaro no poder com execução do atual presidente Lula, seu vice Geraldo Alckmin e o ministro do STF, Alexandre de Moraes.
No entanto, a determinação de condição passada por Moraes foi de que o ex-presidente precisa comprovar à Corte que foi formalmente convidado.
Leia mais: