O governo publicou, nesta segunda-feira (13), os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Esta edição contou com mais de 4,3 milhões de inscritos — aumento de 10% ante 2023 — e 3,18 milhões de participantes, o que corresponde a 73% do total. A taxa de abstenção no Enem 2024 caiu de 28,1% em 2023 para 26,5% em 2024.
Durante a coletiva de imprensa em que divulgou os resultados, o ministro da Educação, Camilo Santana, salientou: “Queremos ampliar cada vez mais o acesso ao exame e incentivar que mais estudantes participem da prova. Em comparação com o Enem de 2023, podemos perceber um aumento no número de presentes na prova, redução no número de ausentes e aumento de 400 mil inscrições no Enem 2024.”
Leia também: Enem teve menor abstenção em dois anos
Com a divulgação dos resultados, os participantes já podem buscar uma vaga gratuita pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que abre a consulta às vagas nesta terça-feira (14). As inscrições podem ser feitas a partir da sexta-feira (17) até o dia 21.
De acordo com o cronograma oficial, o resultado da chamada regular está previsto para 26 de janeiro, enquanto o período de matrículas acontece de 27 a 31 de janeiro. O prazo para participar da lista de espera vai de 26 a 31 de janeiro.
Além do Sisu, é possível tentar uma bolsa de estudo pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) ou acessar o ensino superior com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Estudantes de escola pública têm direito a concorrer às vagas ofertadas pela Lei de Cotas: pelo menos metade (50%) das vagas de cada curso das instituições públicas deve ser destinada a candidatos que estudaram na rede pública todo o ensino médio.
Nesta edição, apenas 12 participantes obtiveram nota máxima (ou nota mil) na redação, sendo apenas um proveniente de escola pública, em Minas Gerais. Os demais estados com nota máxima foram Alagoas, Ceará, Goiás, Maranhão, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo e Distrito Federal.
Segundo Camilo, a nota média da redação no Enem 2024 foi de 660 pontos – 15 a mais do que a média de redação registrada na edição anterior do exame, de 645 pontos. “Um aumento significativo, de 15 pontos, na proficiência média, quando comparado a 2023”, avaliou o ministro.
O Portal Vermelho disponibiliza abaixo as páginas do Participante, Sisu, Prouni e Fies.
Acesse a Página do Participante
Acesse a página do Sisu
Acesse a página do Prouni
Acesse a página do Fies
Com agências
(PL)